Campanha: 'Pegar bigu e surfar, nem pensar"

Publicação: 22/07/2024 03:00

Em maio de 2023, um adolescente de 17 anos morreu após cair de um ônibus na Avenida Agamenon Magalhães, na altura do Derby, na área central do Recife. Segundo testemunhas, ele estava pendurado na janela do ônibus, acompanhado de um grupo de 20 jovens, quando caiu e foi atropelado.

Após essa morte, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou ao Grande Recife Consórcio e a Secretaria de Defesa Social (SDS) que explicassem quais medidas seriam adotadas para coibir a prática de surfar e “pegar bigu” em ônibus. Assim surgiu a campanha “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”.  

“Além das campanhas de conscientização que temos feito em sete terminais integrados e em algumas paradas de ônibus, também temos feito palestras em escolas municipais e estaduais na Região Metropolitana”, pontua Matheus.

Através do número da polícia, o 190, usuários do transporte público podem fazer denúncias. Além dele, o Grande Recife Consórcio também disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.

“Muitas vezes eles fazem isso rapidamente, sobem, descem e vão embora, mas é importante a denúncia dos usuários nos canais de comunicação, para que possamos identificar e direcionar a polícia e procurar saber quem são essas pessoas que fazem essas práticas e poder coagi-las. É um problema mais de civilidade dessas pessoas em um ambiente urbano”, diz Matheus.