Memórias de um tempo tranquilo

Publicação: 08/07/2024 03:00

Durante o processo de modernização dos imóveis no Recife, muitas famílias que viviam na Avenida Boa Viagem foram abordadas por construtoras. Com isso, poucas residências tradicionais sobraram, algumas por estarem em terrenos da Marinha ou Aeronáutica.

Casa-Navio
Em 1940, foi construída a Casa-Navio, do empresário Adelmar da Costa Carvalho. O local foi ponto de encontro de turistas e recifenses por 41 anos, entre as ruas Ribeiro de Brito e Ernesto de Paula Santos e acabou virando história em 1981, demolida para a construção do Edifício Vânia.

Castelinho
O charmoso Castelinho de Boa Viagem teve a construção iniciada em 1905. A casa foi comprada anos depois pela família Cardoso Ayres. No começo dos anos 1990, deu lugar aos edifícios Castelinho e Castelo del Mar, localizados na esquina com a Rua Benedito Chaves. O espaço foi preservado, incluído na lista dos imóveis especiais de preservação (IEP).

Casa do Brigadeiro

A Casa do Brigadeiro é um palacete inaugurado no dia 11 de outubro de 1944, pelo brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira. No local, há uma placa com a seguinte frase: “Voltada para o Atlântico, mantendo eterna vigilância do nosso litoral, onde 34 navios brasileiros foram torpedeados, causando a morte de 1081 pessoas, na maioria, civis inocentes”.