Animais de estimação recebem bênção A ação aconteceu na Praça Souto Filho, na Zona Norte da cidade, no dia de homenagem a São Francisco, protetor dos animais e da natureza

Malu Mendes

Publicação: 05/10/2024 06:00

Devotos de São Francisco levaram bichos de estimação para receber bênção, na sexta, dia de homenagem ao santo, considerado o padroeiro dos animais. A ação foi marcada pela presença de fiéis e de muitos animais na Praça Souto Filho, conhecida como Praça dos Cachorros, localizada no bairro da Jaqueira, na Zona Norte do Recife.  

Flávio Reis, comerciante e tutor da cadela Lilica, de 11 anos, contou que sempre participa de todas as ações de São Francisco que tem na cidade e ainda compartilhou um pouco da sua experiência.

“Foi uma experiência divina. Os animais são criaturas de Deus, e Ele nos criou para dar amor e carinho para esses seres de luz. Hoje, a minha cachorrinha se comportou direitinho”.

A celebração contou com orações e a tradicional bênção do padre da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que pediu a intercessão de São Francisco. “A água benta foi um toque especial, criando um momento de conexão entre os tutores e seus animais,” comentou Flávio Reis.

Daniela Maia, engenheira e devota de São Francisco, disse que foi a primeira vez que levou o seu cachorro Totys, de 5 anos, para a benção. “Trouxe o Totys para ele conhecer e para que eu pudesse honrar minha fé,” explicou. “Acredito que São Francisco é o protetor dos animais, e essa devoção é muito importante para todos nós.”

SÃO FRANCISCO

Nascido em Assis, na Itália, no ano de 1182, São Francisco de Assis foi batizado com o nome de João. Seu pai, um comerciante que viajava muito à França, mudou seu nome em homenagem ao local onde fazia bons negócios.  

Aos 25 anos, Francisco fez votos de pobreza, se dedicando a uma vida de simplicidade, humildade e serviço aos menos afortunados. Um de seus traços mais marcantes era o amor que nutria pelos animais, tratando todas as criaturas, grandes e pequenas, com respeito e carinho. Durante sua vida, ele falou com os pássaros e os animais como se fossem seus irmãos e irmãs.