Ônibus e metrô de graça para a votação Segundo Consórcio de Transportes, também foi definido um esquema de reforço em algumas linhas. Serviço funcionará das 7h30 às 17h30

Publicação: 05/10/2024 06:00

Os eleitores do Grande Recife não vão precisar gastar dinheiro de passagem nem crédito de vale-transporte neste domingo. No dia de votação do primeiro turno, os ônibus terão tarifa zero, na Região Metropolitana, conforme informou, na sexta, o Grande Recife Consórcio de Transporte. Esse serviço será oferecido das 7h30 às 17h30. Ao todo, a frota em circulação terá um reforço de 386 veículos em relação aos domingos tradicionais. Esse incremento nas ruas vai propocionar 13.197 viagens ao longo do dia.

Os serviços opcional e os complementares 001 – Ponte do Carvalhos/Prazeres/Barra de Jangada e 418 – Tiuma/Camaragibe continuarão sendo tarifados.

A medida foi tomada após o envio de um ofício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) à governadora Raquel Lyra, que solicitava a adoção da gratuidade nas linhas de ônibus administradas pelo Grande Recife Consórcio, no dia do primeiro turno. A gratuidade de transporte público urbano no dia da votação é prevista na Resolução do TSE nº 23.736, que dispõe sobre os atos gerais das eleições.

Nela, está estipulado “o uso de disponibilidade orçamentária dos entes federados para o custeio de transporte público coletivo no dia das eleições”.

O documento também afirma que tal medida “não configura descumprimento de metas de resultados fiscais, criação ou expansão de despesas e concessão dos subsídios” que infrinjam a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Já o Metrô do Recife vai operar das 5h às 23h, horário adotado nos dias comuns, também de forma gratuita. Será um funcionamento excepcional, já que o serviço não vem sendo prestado aos domingos, em função do aproveitamento do dia pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, para reforçar os serviços de manutenção na rede elétrica.