DP+SOCIAL » Projeto leva alegria e assistencialismo Todos por Um foi fundado em abril de 2021 por uma família que, mensalmente, visitava abrigos de idosos para levar um lanche diferente

Juliane Marinho

Publicação: 10/07/2024 03:00

Com o foco de alcançar locais de vulnerabilidade social, realizar visitas a abrigos e lares para crianças, adolescentes e idosos, o projeto social Todos por Um foi fundado em abril de 2021.

A iniciativa criada por uma família que, mensalmente, visitava abrigos de idosos para levar um lanche diferente do habitual, mais adiante se tornou um estilo de vida para um grupo dedicado de amigos.

Uma das ações do projeto é a Parabéns, nela, os aniversariantes escolhem o tema da sua festa e o sabor do seu bolo. O objetivo dessa atividade é resgatar a alegria das comemorações de aniversário, independentemente da idade, buscando possibilitar a mesma experiência que se teria em uma festa familiar. Outra ação é a distribuição de sopa e pão em comunidades do Grande Recife, toda quarta-feira. Também é feita a entrega de refeições para acompanhantes e a equipe de Enfermagem pelo menos uma vez ao mês, em um hospital público do Recife. Além da assistência à população em situação de rua, atendida com uma escuta ativa e distribuição refeições e peças de roupas.

“Um dos aspectos mais importantes do projeto Todo por Um é a capacidade de oferecer acolhimento contínuo às instituições visitadas. Um dos pilares do projeto é a ação ‘Parabéns’, que celebra aniversários de forma individual e personalizada. Com um planejamento cuidadoso, o projeto transforma cada comemoração em um dia temático”, explicou a coordenadora da iniciativa, Rafaele Arruda.

O projeto ainda não possui uma sede fixa própria e depende exclusivamente dos esforços de seus voluntários e do ritmo das doações para realizar a manutenção de sua demanda. A coordenadora da iniciativa, ressalta, que a maior dificuldade é manter as ações mensais, especialmente as temáticas, sendo um desafio constante. “As celebrações de aniversários requerem recursos financeiros significativos ou parcerias, pois envolvem a produção de bolos, decoração, docinhos, salgados, lembrancinhas e presentes”, comentou Rafaele.

Para contribuir com o trabalho do projeto Todos por Um, é possível doar alimentos não perecíveis, brinquedos e peças de roupas, em bom estado, itens e decoração para festas, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal, entrando em contato pelo telefone celular  (81) 9 8852-0847. Quem preferir pode fazer uma doação financeira, pelo Pix, cuja chave é: 054.962.394-94. Para acompanhar a iniciativa, acesse a rede social Instagram, @todosporum.

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.