Afundamento assusta moradores de prédio Incidente ocorreu na noite de quinta-feira, no Edifício Bonelli, na Rua Capitao Zuzinha, Boa Viagem. Três apartamentos foram interditados pela Defesa Civil

Publicação: 28/09/2024 03:00

Três dos nove apartamentos do Edifício Bonelli, em Boa Viagem, na Zona Sul do  Recife, foram interditados pela Defesa Civil do Recife, na última sexta-feira (27). Na noite anterior, a área de parte da edificação afundou, deixando os moradores assustados. O afundamento aconteceu na área de uma fossa que estava desativada havia cerca de dez anos. Os apartamentos interditados ficam no bloco localizado nas proximidades da antiga fossa.

Ao todo, há três blocos, cada um com três apartamentos. Não houve feridos, mas pessoas tiveram que ser retiradas do prédio, por precaução, pelo Samu. A síndica do prédio, que pediu para não ser identificada nem dar entrevista oficialmente, informou apenas que duas idosas e uma cuidadora tiveram que ser retiradas desses apartamentos interditados.

Na manhã da sexta, a defesa Civil fez uma vistoria no imóvel, que fica na Rua Capitão Zuzinha. O laudo que apontará as causas do afundamento só deve ser divulgado em 15 dias. Por nota, a defesa Civil disse que os moradores de três apartamentos foram orientados a não retornar até que seja realizada vistoria mais completa.  “Os técnicos constataram que houve desabamento de uma fossa coletiva e identificaram um abatimento nas proximidades do edifício. Os moradores de três apartamentos foram orientados a não retornar até que seja realizada vistoria mais completa. Com apoio do SAMU, pessoas com necessidades especiais já foram retiradas do local, que já está sinalizado”, disse o órgão.

De acordo com Nara Dias, moradora e representante da síndica do Edifício Bonelli, o incidente quase passou despercebido entre 20h30 e 21h da noite, e só foi ouvido por uma cuidadora de uma moradora residente em um dos apartamentos mais próximos à região, que era uma antiga fossa do condomínio. Procurada pelo Diario, Nara disse que “ninguém ouviu barulho”.