O que pesa na escolha do melhor hospital Rede D'Or, maior empresa de saúde da América Latina, aposta em indicadores técnicos e mais transparência para pacientes e familiares

ESTÚDIO DP
Conteúdo Publieditorial

Publicação: 28/09/2024 03:00

A maior empresa de saúde da América Latina, a Rede D’Or é referência no cenário da saúde da América do Sul pelo seu Programa de Qualidade Técnica.  A iniciativa é baseada no monitoramento de 50 indicadores, acreditação de excelência, auditorias interna e externa, além do compartilhamento de boas práticas entre os hospitais. Esse padrão faz parte do compromisso da empresa em oferecer equipes qualificadas e tecnologia de ponta para a realização de tratamentos avançados em diversos setores.

Em Pernambuco, o Memorial São José, hospital integrado à Rede D’Or desde 2015, é um dos grandes nomes do polo de saúde do estado. Com especialidades em diversas áreas, a unidade foi a primeira do Norte e Nordeste a ter o seu programa de qualidade certificado internacionalmente pela Joint Commission International (JCI), dos Estados Unidos.

Para o avaliador da JCI, Lindolf Bloedorn, “a criação de bancos de dados, padrões e manuais utilizados como referência em todos os estados pela Rede D’Or tem acelerado o processo de elevação da segurança dos processos assistenciais e retro-alimentado o sistema continuamente”. Essa qualidade no atendimento também é reconhecida pelos próprios pernambucanos e pacientes.

Em 2022, o empresário pernambucano Otávio Gonçalo da Silva Júnior, de 63 anos, passou por um acidente doméstico que mudou a sua vida para sempre. O dia que começou normalmente se transformou em uma crise de vida ou morte com uma queda no banheiro, causando uma lesão medular severa e resultando em uma tetraplegia.

Após o acidente, o idoso perdeu a consciência e quando acordou, já estava rodeado pelos paramédicos do SAMU. Ainda assustado, ele fez um pedido imediato: ser levado ao Hospital Memorial São José. Para ele, a escolha do hospital era uma questão de confiança na qualidade do tratamento e na infraestrutura oferecida. “Acordar sem poder mover o corpo foi uma das experiências mais aterrorizantes da minha vida. Pensei que tudo estava perdido. Mas eu sabia que estava no lugar certo. A tecnologia de ponta e a expertise da equipe médica me deram forças para lutar pela minha vida”, conta ele.

A escolha de um hospital pode fazer toda a diferença em situações críticas. O idoso sabia que precisava de um lugar com os melhores índices e infraestrutura avançada para lidar com o seu problema. O Hospital Memorial São José, conhecido por sua equipe especializada em neurocirurgia e pela alta qualidade no atendimento, foi fundamental para a realização de uma cirurgia de emergência que visava minimizar os danos causados pela lesão. O médico neurocirurgião e chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital Memorial São José que acompanhou o paciente, Dr. Geraldo de Sá Carneiro Filho, ressalta que o padrão de qualidade da Rede D’Or é impulsionado por seu compromisso de disponibilizar tecnologia e equipes qualificadas para oferecer tratamentos avançados.

Prêmios baseados em indicadores técnicos
Além das certificações, uma boa forma de se informar para escolher o hospital é verificar os prêmios técnicos recebidos pela instituição de saúde.  O coordenador da unidade de internação do Hospital São Carlos, Dr. André Albuquerque da Silva, enfatiza que a excelência da Rede D’Or é fruto do compromisso com a qualidade e inovação.

O projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e da EPIMED, destacou 180 UTIs da Rede D’Or em 2023; dessas, 116 foram reconhecidas como Top Performer ou UTI Eficiente, representando 25% do total de premiados.

Prêmios  baseados em reputação
“A reputação está associada a percepções, como a presença de médicos renomados nas equipes, a experiência do paciente naquela instituição, entre outras”, explica Ana Maria Malik, doutora em Medicina, mestre em Administração e professora titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV - SP).

Por manter o foco na Qualidade Técnica, a Rede D’Or eleva os padrões na saúde, destacando-se como uma escolha confiável para médicos e pacientes no Brasil e no mundo.

Indicadores de Qualidade Técnica
(Quanto menor o número, melhor)

Taxa de letalidade padronizada do hospital
2024
(1o Semestre) - Rede D'Or: 0,40 / Epimed/JCI: 0,62

Taxa de reinternação em UTI adulta em até 24h
2024
(1o Semestre) - Rede D'Or: 0,27% / Epimed/JCI:0,74%

Infecção do trato urinário associada ao uso da sonda
2024
(1o Semestre) - Rede D'Or: 0,49 / Anaph:0,89
*por mil pacientes

Pneumonia associada à ventilação mecânica
2024
(1o Semestre) - Rede D'Or: 1,04 / Anaph:2,62
*por mil pacientes

Infecção primária da corrente sanguínea associada ao uso de cateter
2024
(1o Semestre) - Rede D'Or: 0,65 / Anaph:1,31
*por mil pacientes

Como é o programa de Qualidade Técnica da Rede D'Or 2024:

24 indicadores monitorados para pacientes adultos;

29
indicadores monitorados na linha materno-infantil (7 para maternidade, 12 para UTI Neonatal e 11 para UTI Pediátrica)

Premiação UTI Top Performer e UTI Eficiente 2023

A Rede D'Or tem 1 em cada 4 das suas UTIs premiadas com a distinção UTI TOP Performer, ainda que só represente 10% (180/1.800) do total das UTIs participantes do programa

UTIs Top Performer Total: 258

UTIs Top Performer Rede D'Or: 65

Rede D'Or em números

  • Hospitais: 70 próprios e 3 sob administração

  • Leitos: 11,7 mil

  • Estados com hospitais da rede: 13 estados + DF

  • Acreditações: 64

  • Indicadores monitorados: 53 - somando indicadores de adulto e materno-infantil

Destaques 2024 (1o semestre)

Dos 73 hospitais da Rede D'Or, 64 (88%) são acreditados por diferentes instituições:

  • 30 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA);

  • 22 pela Joint Comission International (JCI - EUA)

  • 6 pela QMentum International (Canadá)

  • 5 pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA - Espanha);

  • 1 pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (Niaho - EUA);

  • 86% dos hospitais acreditados são de excelência (ONA 3 ou certificação internacional);

  • 41% dos hospitais acreditados pela JCI no Brasil são da Rede D'Or.

Reputação
  • Empresa da Década no Valor 1000

  • Os Mais Amados do Rio 2024 da Veja Rio

  • World's Best Hospitals 2024 da Newsweek

  • Global Health Care Climate Challenge 2023

  • Selo Ouro no GHG Protocol

  • Anuário The Sustainability Yearbook da Standar & Poor's (S&P Global ESG Scores)

  • Marcas Mais Admiradas do Brasil da BandNews FM e BandNews TV