Ambulâncias para 15 hospitais da rede pública Alugados, os 33 novos veículos têm custo de quase R$ 900 mil por mês. Governo quer reduzir o tempo de espera dos pacientes que precisam de transferências

Publicação: 02/10/2024 03:00

O Governo de Pernambuco entregou, ontem, 33 ambulâncias para reforçar a rede pública de saúde. A entrega aconteceu em solenidade no palácio do campo das princesas, sede do Executivo estadual, no Centro do Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). Alugados, os veículos serão repassados para 15 unidades, com custo de quase R$ 900 mil por mês.  

“São ambulâncias para unidades de todo o estado, do Sertão ao Litoral. A gente trabalha muito com transporte inter-hospitalar e com transporte também para realização de exames, muitas vezes fora dos hospitais, então vai se facilitar, se reduzir a espera dos pacientes aguardando por transferência e mais do que isso também utilizar os leitos adequadamente”, afirmou a secretária estadual de saúde do estado, Zilda Cavalcanti.

A governadora Raquel Lyra informou que o Hospital da Restauração, a maior emergência do estado, recebeu  sete novas ambulâncias. “A gente tem uma idade média da frota de algo em torno de 5 anos a 7 anos. Agora, temos ambulâncias novinhas para fazer as transferências, socorrer os nossos pacientes para garantir mais saúde para nossa gente”, declarou.  

Sobre o contrato de aluguel, a gestora disse que a ideia é permitir trocas mais rápidas de veículos, em caso de problemas.

“Qualquer tipo de incidente a gente poder ter a reposição de maneira imediata para não haver paralisação ou diminuição da oferta de trabalho feita pelas ambulâncias nos hospitais”, observou.

MINISTRA EM PE

Pernambuco aderiu a dois planos de assistência social do Governo Federal: Novo Plano Viver Sem Limite e Ruas Visíveis. O primeiro planeja dar mais dignidade a pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades. O segundo contempla medidas desenvolvidas a partir de sete eixos: Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados. A solenidade aconteceu no Palácio do campo das Princesas e contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

“A gente está aqui hoje lançando dois planos. Eles alcançam  o conjunto dos municípios.  Não temos nenhum município no Estado que não tem uma pessoa com deficiência. Agradeço a adesão do Governo do Estado. A gente precisa fazer isso, uma articulação Federativa”, disse a ministra.

Confira as unidades contempladas

Região Metropolitana do Recife

Hospital da Restauração - HR (7);
Hospital Getúlio Vargas - HGV (4);
Hospital Agamenon Magalhães - HAM (3);
Hospital Otávio de Freitas - HOF (3);
Hospital Barão de Lucena - HBL (2);
Hospital Ulysses Pernambucano - HUP (1);
Hospital Geral da Mirueira - HGM (1);
Hospital Geral de Areias - HGA (1);
Hospital Jaboatão Prazeres - HJP (1).

Zona da Mata

Hospital Belarmino Correia - HBC (1);
Hospital Regional José Fernandes Salsa - HJFS (1).

Agreste

Hospital Regional do Agreste - HRA (3);
Hospital Regional Dom Moura - HRDM (1).

Sertão

Hospital Professor Agamenon Magalhães - HOSPAM (1);
Hospital Regional Inácio de Sá - HRIS (3).