Ciências da Natureza fecham Enem Alunos devem portar canetas exclusivamente esferográficas de tinta preta e tubo transparente. Água e alguns alimentos podem estar sujeitos a revista

Publicação: 09/11/2024 03:00

Termina, neste domingo (10), a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos que realizaram, no último dia 3 de novembro, as provas de redação, linguagens e ciências humanas, voltam para os testes de ciências da natureza – química, física, e biologia – e matemática. Os alunos serão submetidos a 180 questões em 5h de prova.

O candidato deve levar para a prova um documento de identificação oficial e original com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social, e documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda que o aluno leve o cartão de confirmação de inscrição, mesmo não sendo um item obrigatório. A instrução também vale para declaração de comparecimento.

Além disso, para a realização da prova, o aluno deve portar canetas exclusivamente esferográficas de tinta preta e tubo transparente. Água e alguns alimentos podem estar sujeitos a revista dos fiscais.

Os estudantes da Região Metropolitana do Recife poderão fazer seu deslocamento tanto pelo metrô quanto por ônibus. Mesmo com a suspensão temporária aos domingos, desde setembro, para manutenção, o Metrô do Recife funcionará no horário normal, das 5h às 23h, sem gratuidade, conforme confirmado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Já os alunos da rede estadual de ensino terão gratuidade nos ônibus do Grande Recife, desde que possuam o Vem Passe Livre. Além disso, haverá um reforço na frota de ônibus, com 919 veículos disponíveis, operando em 29 linhas da RMR e totalizando 10.284 viagens ao longo do dia.

TRÂNSITO
A Prefeitura do Recife montou um esquema especial de monitoramento de trânsito. O efetivo de agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) foi destacado para atuar nos principais corredores viários com fiscalização e orientação de trânsito. A meta é evitar retenções, já que se espera mais veículos nas ruas para realização das provas.