GOIANA » Líder de facção é preso

Felipe Resk

Publicação: 29/11/2024 03:00

A Operação Maré Alta, deflagrada pela Polícia Civil ontem, mira integrantes da Nova Okaida, facção criminosa que nasceu na Paraíba e chegou a Pernambuco. O grupo estaria envolvido em cerca de 20 homicídios e a casos de tortura em Goiana, na Mata Norte, segundo a investigação.

O principal alvo da operação é Marcílio Carneiro Melo Júnior, o Rato, de 23 anos, apontado como uma das lideranças do grupo no Estado. Ele foi detido em uma casa em Ponta de Pedras, em Goiana, onde os policiais também encontraram cerca de R$ 3,1 mil, em espécie.

Com passagem por tráfico de drogas, Rato é suspeito de envolvimento direto no assassinato de um homem, registrado no dia 25 de setembro. O homicídio teria acontecido em vingança pela morte do irmão dele.

Entre os alvos da operação, também estão os investigados Mateus de Barros Silva e José Roberto da Silva, que foram presos ontem, além de Pablo Lima de Macedo, Leonardo Ferreira da Silva e Elias Eronildo da Silva. Um adolescente também faz parte do grupo.

Rato, Mateus, Pablo e Leonardo já haviam sido detidos em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo, no mês passado. Na ocasião, eles estavam escondidos em uma casa, na comunidade das Malvinas, e foram pegos com um revólver calibre 38.

Na delegacia, os suspeitos negaram envolvimento com a Nova Okaida e alegaram que a arma havia sido comprada, em uma feira clandestina no Recife, após Rato receber ameaças. Todos receberam liberdade provisória na audiência de custódia.