Ação para identificação de pacientes graves Polícia Federal e Instituto Tavares Buril atuam nos hospitais em busca de pessoas em estado grave. Trabalho começa pela coleta de impressões digitais

Publicação: 18/12/2024 03:00

O Núcleo de Identificação da Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco (NID/DREX/SR/PF/PE), em parceria com o Núcleo de Desaparecidos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), tem investido na identificação de pacientes internados em estado grave e sem documentos de identidade, nas diversas unidades hospitalares do estado.

A iniciativa ocorre em situações em que pacientes em estado crítico chegam a hospitais sem acompanhante ou qualquer identificação. Nesses casos, os setores de assistência social dos hospitais solicitam ao IITB a coleta de impressões digitais, para iniciar o processo de identificação.

Com as impressões colhidas, o Núcleo de Desaparecidos do IITB realiza buscas nos bancos de dados estaduais. Quando essas buscas não obtêm resultados, o Núcleo de Desaparecidos aciona o NID/PE para ampliar o escopo das investigações.

Segundo a PF, muitos casos têm alcançado desfechos positivos, como o ocorrido na última semana: um paciente encontrado em via pública, em estado convulsivo e posteriormente intubado na sala vermelha de uma emergência, foi identificado com sucesso pela Polícia Federal.

A PF destaca que a identificação desses pacientes permite não apenas o resgate de sua identidade, mas também a localização de familiares, proporcionando assistência e apoio em momentos de extrema vulnerabilidade.