Governo entrega unidade no Complexo do Curado Unidade prisional Policial Penal Leonardo Lago recebeu investimento de R$ 84,8 milhões, tem capacidade para 954 vagas para regime fechado

Thatiany Lucena

Publicação: 04/12/2024 03:00

Há anos o Complexo Prisional do Curado, localizado no bairro do Sancho, no Recife, é alvo da fiscalização de órgãos mundiais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) por questões de superlotação e violação dos direitos humanos. Ontem, o Governo de Pernambuco deu um passo para tentar amenizar o problema já identificado pelas instituições com a inauguração da unidade prisional Policial Penal Leonardo Lago (PLL).

A nova unidade, que recebeu um investimento na ordem de R$ 84,8 milhões, tem capacidade para 954 vagas para regime fechado. O local tem cinco pavilhões, cada um com 24 celas, sendo uma com acessibilidade.

Com uma área de 9.537,33 m², o local começou a ser construído em novembro de 2022 e será ocupado com detentos também de outras unidades prisionais, de forma gradativa, ainda em dezembro. Com essa unidade, Pernambuco possui agora 25 unidades prisionais.

TCE-PE

A inauguração acontece uma semana após o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgar um relatório de uma auditoria operacional no sistema penitenciário de Pernambuco. Esse documento revelou um déficit de 14.599 vagas nas unidades prisionais. Há, atualmente, 26.875 detentos para 12.276 vagas. Com isso, o TCE-PE apontou a necessidade de mais do que duplicar o número de vagas nos presídios do estado.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra explicou que essa ampliação e requalificação do sistema prisional faz parte da meta do Juntos pela Segurança e que em breve o estado receberá novas vagas nos presídios. “A gente se comprometeu de entregar 7 mil novas vagas em presídios, agora estamos entregando 954, entregamos uma ala em Itaquitinga , vamos avançar com Araçoiaba e outros pavilhões de Itaquitinga. Esse é um investimento que há muito tempo não vinha sendo feito no sistema prisional de Pernambuco”, afirmou Raquel. A unidade prisional Policial Penal Leonardo Lago (PLL) contará com a atuação de 132 policiais penais.

Essa será a primeira unidade prisional a entregar fardamentos a 100% das pessoas privadas de liberdade (PPLs). Raquel Lyra destacou que essa medida será também estendida para todas as unidades prisionais do estado.

“A gente inicia aqui a entrega de fardamento para cada um dos reeducandos que cumprirão sua pena aqui. É importante dizer se é camiseta, short, calça, kit de higiene, entrega para cada um, para alimentação também e permitindo que eles possam com mais dignidade, tendo roupa adequada para poder estar aqui.”