Ponte que liga Cordeiro a Casa Forte em janeiro Prefeito do Recife confirmou a conclusão durante inauguração do pontilhão que liga ruas Amélia e José Luís da Silveira Barros à Avenida Agamenon Magalhães

Publicação: 11/12/2024 03:00

A Prefeitura do Recife anunciou, ontem, que a ponte que liga os bairros do Cordeiro, na Zona Oeste, ao de Casa Forte, na Zona Norte, será concluída no início de janeiro, logo após as festas de Ano Novo.

“Em breve iremos anunciar, mas também estão sendo construídas três pontes em Setúbal, uma no Jordão, uma no canal do Arruda e outra sob o Rio Morno, no bairro de Passarinho. Além disso, também estamos com projetos de fazer novas intervenções para melhorar a mobilidade na Avenida Agamenon Magalhães.” ressaltou o prefeito João Campos.  

PONTILHÃO  
O pontilhão, que conecta a Rua Amélia e a Rua José Luís da Silveira Barros diretamente à pista da Agamenon no sentido Olinda, foi inaugurado ontem, no Recife.  A estrutura foi feita em parceria com o Shopping Tacaruna e teve um investimento a cima de R$ 3 milhões. O objetivo é diminuir em 20% a capacidade de saída da Zona Norte.  

Com 28,7 metros de extensão e 15,2 metros de largura, o pontilhão conta com três faixas de rolamento, passeios para pedestres, iluminação, pavimentação, sinalização viária e dispositivos de drenagem.   

Segundo o prefeito João Campos, a construção “tem um impacto enorme porque engloba uma grande região que vai ter uma conexão muito mais rápido entre a Zona Norte e o Centro do Recife. Além disso, melhorar a mobilidade gera uma cidade mais eficiente.”

De acordo com presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a estrutura foi pensada com base em estudos e análises do fluxo de veículos diário.

“As pessoas que precisavam obrigatoriamente passar pela Avenida Rui Barbosa, agora poderão entrar na Rua Amélia seguir pela Rua José Luís da Silveira Barros e cruzar a Agamenon. O pontilhão é uma alternativa para reduzir o fluxo”, informou a gestora.

A Prefeitura criou um plano de comunicação para que os motoristas compreendam a mudança. Entre as ações estão: a presença de agentes de trânsito durante 40 dias, distribuição de panfletos na Avenida Agamenon Magalhães, sinalização e atualizações de rotas nos aplicativos.

Quitéria Moura, técnica em enfermagem, trabalha na Avenida Agamenon Magalhães e falou em como o pontilhão vai impactar na sua vida. “Acredito que vá ajudar sim, diminuindo o tempo de espera e até economizando gasolina”.