REDE ESTADUAL » Educação fixa matriz do Ensino Médio

Publicação: 24/01/2025 03:00

A Secretaria de Educação de Pernambuco fixou, ontem, as normas relativas à implementação das matrizes curriculares de transição para o Ensino Médio, no ano de 2025, nas escolas públicas da Rede Estadual de Ensino. As diretrizes foram aprovadas por unanimidade em novembro de 2024 pela Câmara de Educação Básica (CEB), do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O texto aborda os referenciais teórico-conceituais que devem reger a oferta do ensino médio, define aspectos da organização curricular e das formas de oferta, conceitua a Formação Geral Básica, definindo sua carga horária e regras para a composição com os itinerários formativos, tanto de aprofundamento como da educação profissional e tecnológica (EPT).

Além disso, a resolução trata das mudanças que deverão ser implementadas nas avaliações dessa etapa de ensino nos próximos anos, como no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A normativa estabelece parâmetros para a construção das propostas pedagógicas de cada unidade educacional e define o conceito “Projeto de vida” como uma estratégia transdisciplinar para a formação do estudante.