Presidente eleito do TRT6 visita o Diario Desembargador Ruy Salathiel assumirá a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região em cerimônia no dia 14 de fevereiro

Publicação: 24/01/2025 03:00

O desembargador Ruy Salathiel, recém-eleito presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, e o futuro corregedor, desembargador Paulo Alcantara, fizeram visita ao Diario de Pernambuco, nesta quinta-feira, para entregar  o convite para a cerimônia de posse dos novos dirigentes, que assumirão o cargo para o biênio 2025/2027. Eles foram recebidos pelo presidente Carlos Frederico Vital, pela diretora de Jornalismo, Paula Losada, e pelo diretor de Redação, Ricardo Novelino.

A cerimônia de posse está marcada para o dia 14 de fevereiro, às 17h, na Arcádia de Apipucos. Além do desembargador Ruy Salathiel, também serão empossados o vice-presidente, desembargador Eduardo Pugliesi, o corregedor regional, desembargador Paulo Alcantara, a diretora da Escola Judicial, desembargadora Nise Pedroso, e o ouvidor, desembargador Valdir Carvalho. A nova mesa diretora foi eleita, em outubro de 2024, com uma votação unânime.

“O Tribunal vem mantendo um nível de excelência com o nosso principal objetivo, que é a celeridade processual. Nós entendemos que a Justiça como um todo tem esse débito com a sociedade, que é a rapidez dos processo. Então, queremos manter tudo o que já foi feito de bom nas gestões anteriores e tentar avançar”, ressaltou Salathiel.

Mas o objetivo principal da nova gestão, de acordo com o futuro presidente do TRT, é conseguir entregar o Fórum da capital. “Hoje, a Justiça do Trabalho não tem um Fórum seu. É o único Tribunal Regional do Trabalho do Brasil que está sem uma sede do 1º grau. A gestão anterior fez um trabalho sobre-humano e conseguiu a aquisição do prédio na Avenida Rui Barbosa, onde funcionava o Itaú, conseguiu fazer a licitação de todos os projetos e, agora, no apagar das luzes, conseguiu o aporte financeiro necessário para a reforma do imóvel”, enfatizou.

“Nós vamos tentar nos dois anos da nossa gestão, com muito esforço, montar uma equipe que vai capitanear a reforma do prédio e torcer para que consigamos entregar o Fórum pronto no final da nossa gestão”, pontuou.  

Natural do Recife, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura é graduado pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Antes de sua carreira na magistratura, trabalhou no Banco do Brasil e foi sócio de um escritório de advocacia. Em 2011, foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff desembargador do TRT-6, ocupando uma vaga do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele foi membro da Comissão Organizadora do XIX Concurso Público para Juiz do Trabalho Substituto, coordenador do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (2015-2016), e teve um papel ativo como corregedor do TRT-6 entre 2021 e 2023. Além disso, é membro do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho e do Instituto Pernambucano de Direito do Trabalho, e foi agraciado com diversas comendas, incluindo a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira do TRT-PE.

Também recifense, Eduardo Pugliesi é graduado pela Faculdade de Direito do Recife, pós-graduado em Direito do Trabalho pela UFPE e mestre em Direito pela Universidade de Lisboa. Em 2016, foi indicado pela OAB-PE para compor o quinto constitucional do TRT-6, sendo nomeado desembargador. Foi membro da Comissão de Regimento Interno e conselheiro e vice-diretor da Escola Judicial.

No período de fevereiro a junho deste ano, foi convocado para atuar na 8ª Turma do TST. Atualmente, é coordenador da Comissão de Relações Institucionais, membro do Conselho Deliberativo do TRT6 Saúde e diretor da Escola Judicial, além de fazer parte da 2ª Seção Especializada e da 1ª Turma. Foi vice-presidente da OAB-PE (2007-2009), um dos fundadores do Instituto Egídio Ferreira Lima e professor universitário.

Já Paulo Alcantara, também natural do Recife,  é graduado em Direito, pós-graduado em Direito do Trabalho, em Psicologia Junguiana e em Educação, e mestre em Educação. Ingressou na magistratura em 1988, sendo nomeado desembargador do TRT-6 em 2014. Atualmente, é presidente da 2ª Turma, membro da 1ª Seção Especializada e coordena o Comitê de Segurança Permanente. Também é coordenador do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco do CNJ, e gestor do Programa Regional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, no âmbito do TRT-6.