Dor e revolta pelo caso Ingridy Vitória Após mais de quatro dias de buscas, a morte da menina de 13 anos causou indignação à população que vive nas cidades próximas

Publicação: 31/03/2025 03:00

As equipes da Polícia Militar atuaram dia e noite na caatinga realizando as buscas (DIVULGAÇÃO SDS)
As equipes da Polícia Militar atuaram dia e noite na caatinga realizando as buscas
O corpo da adolescente Ingridy Vitória, de 13 anos, começou a ser velado na noite deste domingo (30) no distrito de Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. A chegada do corpo da garota, que foi sequestrada na última terça-feira (25) e encontrada morta no sábado (29), foi marcada por dor e indignação.

Ingridy foi encontrada próxima à pista do distrito de Caraíbas, na zona rural de Santa Maria da Boa Vista, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). O responsável pelo sequestro, Jocelmo Caldas da Silva morreu após trocar tiros com a polícia.

Segundo informações de pessoas que estavam ajudando nas buscas, ela teria sido morta a pedradas. A Secretaria, no entanto não deu detalhes do caso. Após ser encontrado, o corpo foi levado para o Instituto de Mediciana Legal (IML) de Petrolina, também no Sertão.

Inicialmente, a previsão era de que ele fosse levado para o povoado de Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista, no início da manhã de ontem. Mas isso só foi acontecer no meio da tarde. Desde as primeiras horas do dia, dezenas de pessoas chegaram ao local do velório para se despedir de Ingrid. Com cartazes, camisetas e balões brancos, a comunidade expressou o luto e a revolta diante do crime.

Em sinal de respeito, a prefeitura de Santa Maria da Boa Vista decretou luto oficial. Escolas suspenderam aulas, e igrejas promoveram momentos de oração. Nas redes sociais, mensagens de pesar e pedidos de justiça tomaram conta de grupos comunitários. Em outros municípios, as pessoas se mobilizaram para homenagear a garota ao longo do trajeto.

CORTEJO
Após deixar Petrolina, o cortejo passou por Lagoa Grande e Santa Maria, onde foi possível ver as pessoas se aglomerando para a despedida. Ao chegar em Caraíbas, o caixão foi levado para a Igreja São Francisco de Assis onde aconteceu uma missa. A previsão é que ele seguiria para Floresta ainda ontem para ser enterrado, mas até o fechamento desta edição, essa previsão não estava confirmada. A população também se mobilizou para esperá-lo em Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Itacuruba, que ficam no caminho entre Santa Maria e Floresta.

Algumas das prefeituras desses municípios emitiram nota de pesar pela tragédia que aconteceu com Ingridy Vitória. Ainda no  sábado, logo após a confirmação de que o corpo tinha sido encontrado, a governadora Raquel Lyra também divulgou uma nota ofidcial: “Foi com muita tristeza que recebi a notícia que não queríamos ter. Foi encontrado, na tarde deste sábado, o corpo da adolescente Ingrid Vitória”, começa o texto.

“Desde o primeiro momento, nossas forças de segurança atuaram de forma incansável nas buscas. O suspeito foi localizado e veio a óbito durante confronto com a polícia, que seguirá com as investigações para esclarecer todos os detalhes do caso. A toda sua família, amigos e população de Santa Maria da Boa Vista, a minha profunda solidariedade como mãe e governadora”, concluiu a nota.