DP+SOCIAL »
Uma promessa de vida virou realidade na Bahia
No município de Lauro de Freitas, o projeto social Estrela do Amanhã tem oferecido oportunidades para mais de 500 crianças com diversas atividades
LARISSA AGUIAR
Publicação: 12/03/2025 03:00
![]() | |
Rita Santana transformou as dificuldades vividas na infância em um lugar de esperança |
No coração do município de Lauro de Freitas, na Bahia, um projeto social transforma vidas há mais de três décadas. O Estrela da Manhã, fundado em 1992, acolhe e oferece oportunidades a 530 crianças e adolescentes, proporcionando atividades como aulas de inglês, balé, futebol, karatê, música e artesanato, além de serviços psicológicos e terapêuticos. Muito mais do que um espaço de aprendizado, o projeto é um refúgio para aqueles que precisam de amparo e esperança.
Por trás dessa iniciativa está Rita Santana, fundadora e presidente do projeto. Sua história de superação começa na infância, marcada por perdas e adversidades. Aos cinco anos, perdeu a mãe e foi separada dos irmãos, passando a viver com uma tia. A dor da separação foi agravada pelos abusos que sofreu dentro de casa. A fome era constante, e sua voz foi silenciada pelo medo. Seu pai, dependente do álcool, a entregou em troca de garrafas de cachaça, forçando Rita a fugir e viver nas ruas de Salvador por quatro anos e meio. Apesar das dificuldades, ela nunca se entregou às drogas e encontrou na solidariedade um caminho de renascimento.
FUNDAÇÃO
“Aos dez anos, eu fiz um pedido a Deus: um dia teria um lugar onde possa acolher crianças que precisavam de amor e proteção” disse Rita. Esse sonho tomou forma quando conheceu Sueli, uma paulista que a ensinou sobre caridade e acolhimento. Inspirada por essa experiência, Rita fundou o Estrela da Manhã, que hoje é um verdadeiro farol de esperança para a comunidade.
O projeto conta com a parceria do Colégio Perfill de Vilas, que financia a educação de 80 crianças de 2 a 5 anos, garantindo um ensino de qualidade e alimentação completa ao longo do dia. Além disso, a instituição mantém uma cozinha solidária, que distribui 200 quentinhas diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com um olhar amplo sobre o desenvolvimento humano, o Estrela da Manhã promove atividades que vão desde alfabetização de adultos até cursos profissionalizantes, além de esportes e cultura. O apoio psicológico também é uma prioridade, com serviços de psicoterapia e atendimento médico voltados para gestantes, idosos e crianças.
RETORNO
“Hoje vários jovens que passaram pelo projeto são nossos professores, onde a instituição dá uma ajuda de custo para cada um exercer essa função fundamental para o andamento e funcionamento do projeto”, conta a presidente.
Para manter todas essas atividades, o projeto depende de doações e iniciativas como o bazar solidário, uma importante fonte de recursos. Rita faz um apelo para que mais pessoas se juntem à causa, garantindo que a casa continue aberta para aqueles que precisam. “Nosso objetivo é oferecer oportunidades para que as pessoas entendam que, apesar de todas as dores, elas podem ser felizes”, diz a fundadora que compartilha o cotidiano da entidade nas redes sociais.
O Estrela da Manhã segue iluminando caminhos e provando que a solidariedade pode transformar histórias. A cada criança acolhida, a promessa feita por Rita ainda na infância se renova, reafirmando que a esperança brilha mais forte quando compartilhada.