Centro de Operações centralizará atuações

Publicação: 10/04/2025 03:00

Durante o anúncio da Operação Inverno, a Prefeitura reforçou que, nos dias de chuva, a coordenação das equipes municipais será feita pelo Centro de Operações do Recife (COP). A estrutura centraliza informações de 13 secretarias e órgãos, com uso de painéis e bases de dados geoespaciais para tomada de decisões em tempo real. Em parceria com a Neoenergia Pernambuco, o COP também monitora ocorrências relacionadas à rede elétrica.

A gestão dos riscos é organizada em quatro níveis de alerta: Mobilização, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. A população pode acompanhar a situação da cidade por meio do site oficial da Prefeitura ou pelo app Conecta Recife. Além disso, o aplicativo Alerta Chuvas envia mensagens personalizadas via WhatsApp com base em previsões meteorológicas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).

ABRIGOS
A Defesa Civil reforça que, em situações de risco, os moradores devem ligar para o número 0800-081-3400. A central funciona 24 horas e o atendimento é gratuito. Para atender a população mais vulnerável, o número de abrigos emergenciais subiu para três unidades fixas, com capacidade total de 450 pessoas. Foram mapeados, ainda, 52 espaços que poderão ser ativados em caso de necessidade, elevando a capacidade de acolhimento para até 4.200 vagas — oito vezes mais do que no ano anterior.

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome implementará um sistema informatizado para cadastrar e monitorar as famílias abrigadas, além de inaugurar uma nova sede do Banco de Alimentos com capacidade aumentada em sete vezes.