Nova alça viária em obras no Cabanga
Projeto faz parte das ações do empreendimento Novo Recife, que inclui a construção de um parque público a ser instalado na região
NICOLLE GOMES
Publicação: 15/04/2025 03:00
![]() | |
Obras da nova alça viária podem ser vistas abaixo do Viaduto Capitão Temudo |
Quem vem da Ponte Governador Agamenon Magalhães (na continuidade da Avenida Antonio de Góes) em direção ao Centro do Recife, circulando pela Avenida Cais José Estelita, já deve ter notado a mudança na paisagem da região à frente do Cabanga Iate Clube. A região abaixo do Viaduto Capitão Temudo está isolada com tapumes, e com a presença de maquinário de obras, há alguns dias para a contrução de mais uma etapa do projeto Novo Recife.
Segundo informações apuradas pelo Diario de Pernambuco, a movimentação faz parte das obras de implementação de uma nova via com retorno para a Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, denominada “Alça do Cabanga”. As obras devem ser finalizadas entre o fim deste mês de abril e o início de maio. Há relação, ainda, entre esta obra e a construção do parque público.
O novo parque será na região do antigo Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, ao lado do viaduto de mesmo nome, no bairro de São José. A construção do parque faz parte do modelo final acordado, em junho do ano passado, pelo Consórcio Novo Recife – encabeçado pela Moura Dubeux; a Prefeitura do Recife (PCR); e a Advocacia-Geral da União (AGU). Procurado pelo Diario, o Novo Recife informou que a obra, na altura do Cabanga, está relacionada ao “novo sistema viário do Cais José Estelita”.
PARQUE
Já o acordo firmado em 2024 também prevê a remoção do muro da Avenida Sul para ligação entre os bairros do Cabanga e São José. Segundo a Moura Dubeux, o “parque linear será uma área de lazer e convivência para a cidade. Sua estrutura contará com espaços verdes, áreas de contemplação e equipamentos para uso da população”.
Na época da assinatura, o prefeito João Campos enfatizou que a área pública passou dos iniciais 50 mil metros quadrados para quase 100 mil metros quadrados.