Saúde muda relatório de arboviroses

Publicação: 24/04/2025 03:00

Pernambuco confirmou duas mortes por dengue e contabiliza 2.083 casos da enfermidade, incluindo 29 em estado grave. Os dados constam no Boletim Epidemiológico de Arboviroses, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Segundo o órgão, foram notificados 11.146 casos, o que representa uma redução de 73,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A SES-PE informou que houve uma atualização na metodologia do relatório, que passou a utilizar os números de notificações em vez dos casos prováveis, com o objetivo de destacar melhor as variações entre os anos.

Já em relação à Febre do Oropuche, entre maio de 2024 e 19 de abril de 2025, Pernambuco registrou 181 casos, com um óbito. Transmitida pelo maruim (também conhecido como mosquito-pólvora), a infecção é uma arbovirose semelhante à dengue e à chikungunya, e provoca sintomas como febre, cefaleia, dores musculares e nas articulações.

MENINGITE
Hoje é o Dia Mundial da Meningite, criado para conscientizar a população sobre as medidas de prevenção à doença. A pediatra do IMIP, Rhaissa Araújo, lembra algumas delas: %u201CManter o calendário vacinal atualizado é essencial para proteger as crianças e os adolescentes contra essa doença tão grave. A vacinação adequada desde os primeiros meses de vida pode evitar internações, sequelas e mortes%u201D, pontua. Entre os sintomas mais comuns, estão dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sensibilidade à luz, sonolência, irritabilidade, entre outros. Em bebês, os sinais são mais sutis, como choro persistente e moleira tensa.