DENÚNCIA » Carta expõe possível crise em Itaquitinga

Publicação: 23/05/2025 03:00

Uma carta atribuída a presos da Penitenciária Itaquitinga (PIT) 2, em Itaquitinga, Mata Norte de Pernambuco, afirma que o diretor da unidade tem feito ameaças de atirar nos detentos. Segundo o texto, se a situação não for resolvida, os detentos também estariam prontos para revidar.

A carta tem data do último domingo (18), dia de visita, e circula em grupos e páginas relacionadas a familiares de presos. No documento, eles fazem um apelo a movimentos de direitos humanos.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap) informou que não recebeu denúncia formal sobre o fato. "O diretor Douglas está tocando o terror aqui dentro, nos oprimindo e ameaçando disparar tiro de 12 e nos transferir para fora do estado só por estarmos pedindo uma alimentação adequada", diz a carta. O texto faz menção ao diretor Douglas Bezerra da Silva.

"Se as autoridades competentes não tomar suas medidas cabiveis vamos tomar nossa atitude (sic)". O diretor do Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen-PE), João Carvalho, disse desconhecer o documento, mas afirmou que as pessoas privadas de liberdade da PIT 2 estariam "exigindo regalias".