Futuro do viaduto ainda em estudo

Publicação: 08/05/2025 03:00

Durante a apresentação das ações mitigadoras do projeto Novo Cais, um dos pontos levantados e que, inicialmente, estaria prevista a derrubada do Viaduto das Cinco Pontas, como forma de integrar e tornar mais visível a estrutura do forte de mesmo nome. No entanto, essa é uma das decisões que ainda não foram tomadas.

Segundo o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, presente à coletiva, a ideia é que a estrutura seja "removida futuramente", mas  "com o máximo de segurança". "Estamos fazendo estudos e simulações para que essa ação não atrapalhe a circulação dos automóveis", explicou. Já o CEO da Moura Dubeux, Diego  Villar, disse que existe o compromisso com a derrubada do viaduto, mas vai depender apenas da decisão do município.

Antes da abertura do novo complexo viário, algumas ações estão sendo realizadas no trânsito da área. Agentes colocaram  bloqueios de faixas e sinalizaram as mudanças. "Ninguém vai sentir tantas diferenças, ou atrapalhar o trânsito da cidade", afirmou.

COMUNIDADE
Em relação à comunidade instalada nos trilhos da antiga Rede Ferroviária, nas proximidades da Avenida Sul, o vice-prefeito Victor Marques explicou que os empreendimentos não mexem com os seus moradores. Mas disse que a Prefeitura já estudou a área e pensa na transferência deles para um habitacional. "Evidentemente, tudo no seu tempo, a gente tem estudado novas áreas que possam viabilizar moradia para todo mundo", ressaltou.