HJF recebe certificações de excelência
Reconhecimento coloca o Jayme da Fonte entre os melhores do país em cuidados intensivos e em práticas para evitar infecção hospitalar
LUIZA CABRAL SARAIVA
ESTÚDIO DP
Conteúdo Publieditorial
Publicação: 07/05/2025 03:00
![]() | |
Aarão Barreto é o coordenador da UTI do HJF e fala do impacto de protocolos rigorosos |
Para conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância dos protocolos sanitários e da vigilância contínua, é celebrado, no dia 15 de maio, o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. Com compromisso permanente da excelência de seus serviços, o Hospital Jayme da Fonte (HJF) direciona suas atividades focando nesses pilares, tendo conquistado duas das principais certificações entregues pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), responsável pelo Registro Nacional de Terapia Intensiva – os selos UTI Top Performer e UTI Eficiente.
A certificação Top Performer é concedida às UTIs que apresentam os melhores resultados clínicos em todo o país, com base em critérios rigorosos de desempenho e segurança. Já a certificação de Eficiência reconhece UTIs que conseguem aliar qualidade assistencial à boa gestão, otimizando resultados clínicos com menor custo e tempo de internação.
Segundo a Associação Médica Brasileira, as infecções hospitalares são responsáveis pela morte de mais de 45 mil brasileiros todos os anos. “UTIs que seguem protocolos rigorosos e monitoram de perto seus indicadores, como exige a certificação, tendem a apresentar taxas significativamente menores de infecções. Isso se traduz em maior segurança e menor tempo de internação”, comenta Aarão Barreto, médico intensivista e coordenador da UTI do HJF.
SELO
Em 2024, a UTI Coronariana do HJF recebeu o Selo de Eficiência, que foi mantido em 2025. No entanto, desta vez, ambas as UTIs receberam o reconhecimento simultâneo pelo selo de qualidade da Epimed. “Essas certificações representam um marco para o Hospital Jayme da Fonte. Elas atestam, com reconhecimento nacional, a excelência na gestão da nossa UTI e a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes. É uma conquista que valoriza o esforço diário de toda a equipe e reafirma nosso compromisso com a segurança e o cuidado humanizado”, finaliza o especialista.
Referência no Polo Médico do Recife, o Hospital Jayme da Fonte completa este ano 70 anos e é um dos mais modernos complexos hospitalares do Estado, com mais de 200 leitos, UTIs completas e certificadas, além de serviços de urgência e emergência 24h, com atendimento a diversos convênios, entre eles o TRT6 Saúde, GEAP, Cassi. Dispõe, ainda, de um completo centro de diagnóstico por imagem.