AMERICANAS » Mulher será indenizada por caso de racismo

Jorge Cosme

Publicação: 01/05/2025 03:00

A Lojas Americanas não recorreu à sentença que a condenou a indenizar por danos morais uma cliente negra que foi obrigada a abrir a mochila após ser injustamente acusada de furto em uma unidade no Recife. Com isso, a estudante Ivone Marques da Silva, de 27 anos, deve receber R$ 10 mil.

A Americanas tinha até o fim da terça-feira (29) para se manifestar, mas não apresentou qualquer recurso no Tribunal de Justiça (TJPE). “Eu fiquei feliz. Foi provado que eu não tinha feito aquilo”, diz Ivone ao Diario. Segundo a estudante, a decisão serve de incentivo para que pessoas denunciem casos semelhantes. “Quando divulguei o vídeo, várias pessoas disseram que já passaram pela mesma coisa. Nenhum valor paga o que eu passei”.

RELEMBRE
Em 1º de março de 2024, Ivone Marques foi acusada de furto ao se dirigir ao caixa da Americanas, sendo forçada a abrir a mochila na frente dos demais clientes. Ela alegou ter sido vítima de racismo e constrangimento. Ela filmou o momento em que abria a mochila, e o vídeo repercutiu nas redes sociais.