DP+SOCIAL » Roupas usadas podem ganhar novo destino Projeto Repense Reuse traz uma série de contêineres para recolher roupas e acessórios, que voltarão para a economia e apoiarão diversos projetos sociais

LARISSA AGUIAR

Publicação: 14/05/2025 03:00

Os contêineres do projeto estão espalhados por diversos pontos do Grande Recife (DIVULGAÇÃO)
Os contêineres do projeto estão espalhados por diversos pontos do Grande Recife

O que fazer com aquela pilha de roupas, sapatos e acessórios que já não têm mais uso? Uma iniciativa vem ressignificando essa prática e construindo um modelo inovador para reduzir o impacto ambiental desse tipo de material.  Trata-se do projeto Repense Reuse, da organização Humana Brasil, que hoje integra um movimento global com impacto ambiental e social direto.

O Repense Reuse está em operação no Brasil desde 2021. Em apenas quatro anos, o projeto estruturou 414 pontos de coleta em outros estados e, mais recentemente, chegou a Pernambuco, onde acaba de inaugurar 66 contêineres na Região Metropolitana. Eles estão localizados em EcoEstações, parques urbanos do Recife, centros de compras e terminais de ônibus.

Em pouco tempo, a resposta do público pernambucano surpreendeu: mais de 8 toneladas de roupas foram arrecadadas desde março de 2025. “O pernambucano tem no espírito a cultura da doação e da solidariedade. A aceitação do projeto superou nossas expectativas, mostrando que a reutilização de roupas está se consolidando como um ato de consciência ambiental”, afirma Claudia Andrade, executiva de Implementação de Projetos da Repense Reuse - Humana Brasil.

DESTINO

As roupas recolhidas seguem para um centro de triagem instalado na Imbiribeira, onde passam por avaliação e reciclagem. O próximo passo da iniciativa em Pernambuco é a chegada da Loja Humana, uma unidade de comércio de roupas de segunda mão com curadoria sustentável. Com a loja e o centro de triagem, o Recife poderá formar um ecossistema local de economia circular. Os preços nas lojas são definidos por ciclos que permanecem por duas ou três semanas nos quais são ofertados uma diversidade de produtos com condições acessíveis. Os recursos obtidos através das revendas promovem os projetos sociais da Humana Brasil.