Assalto deixa 100 mil sem água na Mata Norte Criminosos entraram na Estação Elevatória localizada em Vicência, na Zona da Mata Norte, e levaram cabos e equipamentos, afetando os sistemas da Compesa

Publicação: 31/07/2025 03:00


Criminosos invadiram a Estação Elevatória de Água Bruta Murupé (sistema de bombeamento) localizada no município de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, deixando 100 mil pessoas sem água. O crime aconteceu na última terça-feira (29) e os suspeitos renderam o operador que estava de plantão.

De acordo com a Compesa, os assaltantes roubaram a placa de concreto do muro da unidade, renderam o funcionário, furtaram seus pertences e ainda levaram cabos e equipamentos da elevatória. O crime afetou o abastecimento em cidades da Mata Norte do estado. 

A unidade invadida faz parte do Sistema Integrado Siriji e é responsável pelo abastecimento das cidades de Buenos Aires, Vicência, Itaquitinga, Machados, Condado e os distritos de Borracha e Murupé (em Vicência), Tupaoca e Upatininga (Aliança) e Siriji (São Vicente Ferrer).  A Companhia informou que acionou a Polícia Militar, que esteve no local e registrou a ocorrência. A previsão é que a unidade volte a operar no próximo sábado (2), quando será iniciada a retomada do abastecimento de água para as áreas afetadas.

Esse não é o primeiro caso de ataques a estruturas da Compesa. No último dia 19, a Estação Elevatória de Brejão, sistema de bombeamento responsável pelo abastecimento de água no município de Bezerros, Agreste do Estado, foi alvo de vandalismo e furto. Na ocasião, cabeamentos elétricos foram roubados, e o transformador e o painel de acionamento do sistema de bombas foram danificados.

O fornecimento em Bezerros foi comprometido devido à ação e o volume de água distribuído para a cidade caiu em 60%. Dois dias antes, três pessoas foram presas e 19 ligações clandestinas de água foram removidas em uma operação no município de Exu, no Sertão do estado.