Bebê é encontrado no lixo em Jaboatão O recém-nascido foi achado por uma estudante de Medicina, que acionou os bombeiros, e levado para o hospital onde está internado

CADU SILVA E NICOLLE GOMES

Publicação: 01/08/2025 03:00

O local onde o recém-nascido foi encontrado dá acesso a uma faculdade de medicina (MARINA TORRES/DP FOTO)
O local onde o recém-nascido foi encontrado dá acesso a uma faculdade de medicina

Um bebê recém-nascido foi encontrado enrolado em um saco de lixo em uma calçada na manhã de ontem no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O bebê é um menino, com poucas horas de vida, que foi socorrido para o Hospital Memorial Guararapes, na mesma localidade.

A equipe do Diario apurou que o bebê foi encontrado por volta das 7h por uma aluna na calçada próxima à Afya Faculdade de Ciências Médicas. O recém nascido estava sujo de areia e com formigas. Ele ainda tinha cordão umbilical, indicando ser recém-nascido.

O bebê foi levado ao hospital pela estudante que o encontrou e por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBPME). Ele estava com bons sinais vitais quando deu entrada na unidade de saúde, onde recebeu uma série de cuidados e passou por alguns exames.

“Ele chegou bem sujo, com formiga, com sinais de fome. Foi acolhido pela equipe, higienizado, e atendido pela equipe de neonatologia. Aparentemente estava bem, sem sinal de sofrimento respiratório. Foi encaminhado para o berçário”, disse uma das coordenadoras de Enfermagem do hospital, Glória Pacheco que também fez parte da equipe que cuidou do bebê. Coube ao setor de Assistência Social do Memoria comunicar o caso ao Conselho Tutelar. 

Ainda, segundo Glória, a criança está sendo alimentada com leite materno doado no posto de coleta mantido pela maternidade. “Temos um banco de leite no hospital, e o bebê está recebendo alimentação adequada a partir dessas doações”, completou a coordenadora. 

CONSELHO
Segundo informações, se os resultados dos exames realizados confirmarem o bom estado de saúde da criança, ele deverá receber alta em 48 horas e passará a ser responsabilidade do Conselho Tutelar do município. Alunos da faculdade também se mobilizaram ontem para comprar roupas para o bebê. 

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), confirmou que foi acionado, por volta das 7h, para “atender a uma ocorrência envolvendo um recém-nascido abandonado nas dependências de uma unidade de ensino, em Jaboatão dos Guararapes”.

“Ao chegar ao local, a equipe encontrou o bebê ainda com o cordão umbilical, já recebendo os primeiros cuidados de funcionários da instituição de ensino. Em seguida, os bombeiros realizaram o atendimento inicial e conduziram o recém-nascido a uma unidade hospitalar, onde ficou sob responsabilidade da equipe médica”, afirma a nota da corporação.

A Prefeitura de Jaboatão informou que o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania foram acionados para tentar localizar os parentes do bebê. Já a Polícia Civil iniciou as investigações sobre quem teria sido responsável pelo abandono do bebê. Imagens das câmeras de segurança da Afya e de estabelecimentos próximos já foram recolhidos pelos investigadores.