Rede estadual de saúde será videomonitorada A implantação dos novos equipamentos acontece a partir da próxima segunda (14) e visa aumentar a segurança nesses locais. Acesso será controlado

Publicação: 11/07/2025 03:00

O Hospital da Restauração será um dos primeiros a ser contemplado com a medida (RAFAEL VIEIRA/DP FOTO)
O Hospital da Restauração será um dos primeiros a ser contemplado com a medida

Sete das principais unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR), além do Hospital Geral de Areias, passarão a contar com sistema de videomonitoramento e controle de acesso. A medida, que começa a ser implementada na próxima segunda-feira (14), faz parte do plano de reestruturação da rede hospitalar estadual promovido pelo governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), O objetivos das medidas é garantir mais segurança a pacientes, profissionais, visitantes e ao patrimônio público. Ao todo, serão instaladas 890 câmeras de alta resolução, catracas eletrônicas e cancelas veiculares.

A implantação inicial do sistema contempla os hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas e o Geral de Areias, todos no Recife, além do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Também receberão os equipamentos a sede da SES-PE, no bairro do Bongi, o anexo da secretaria na antiga Faculdade Nova Roma e o prédio da Boa Vista (antiga Fusam). Em todos esses locais, a entrada passará a depender de cadastro prévio e identificação, inclusive com possibilidade de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares.

GESTÃO
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o projeto não se limita à segurança, mas faz parte de um esforço mais amplo de modernização da gestão hospitalar. “É um projeto inovador em conjunto com a SES-PE, está implementando para garantir maior segurança aos profissionais e aos pacientes. Mas não se trata apenas de reformar fisicamente os hospitais, e sim de qualificar a gestão como um todo, melhorando os processos de trabalho e a governança das unidades”, destacou a secretária.

Zilda reforça que o sistema segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando o uso responsável das imagens captadas. “As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, com monitoramento contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, mas sem registrar imagens sensíveis. Setores de internação e exames estarão preservados, garantindo a privacidade dos pacientes”, explicou.

Durante o mês de agosto, os profissionais das unidades hospitalares serão cadastrados no sistema por uma empresa especializada, com uso de dados como nome, CPF e cargo. Visitantes também precisarão se cadastrar previamente e receberão cartões de identificação para entrada. A proposta é garantir maior organização no fluxo de pessoas, sem comprometer a agilidade no atendimento.