Caminhão pega fogo e destrói moradias
Após tombar na BR-101, na altura de Igarassu, o veículo - que carregava combustível - acabou explodindo. O fogo atingiu quatro casas
Publicação: 11/07/2025 03:00
![]() | |
Segundos após tombar na pista, o caminhão explodiu e foi tomado pelas chamas |
Um caminhão-tanque explodiu e espalhou fogo pela BR-101 Norte, em Igarassu, no Grande Recife, na manhã de ontem. O incêndio atingiu quatro casas de uma comunidade dos arredores, chamada Santos Cosme e Damião, no bairro Saramandaia.
Em vídeos que circulavam nas redes sociais, era possível ver muita fumaça, chamas e algumas explosões provocadas pelo rompimento de fios de energia elétrica. “Tinha um carro parado na minha frente e, de repente, saiu. Para não bater nela, tentei desviar. Foi o susto”, relatou o motorista do caminhão.
COMBUSTÍVEL
Sem ferimentos, mas ainda bastante abalado pelo acidente, o motorista, identificado apenas por Mizael, deu entrevista às emissoras de televisão poucas horas após o tombamento. Ele contou que havia saído do Porto de Suape, onde havia abastecido o caminhão-tanque com diesel e gasolina, antes das 5h. O destino era João Pessoa.
Segundo Mizael, a explosão foi imediata ao tombamento do caminhão, deixando um longo rastro de fogo na pista. Alguns moradores correram para prestar socorro, mas o motorista conseguiu sair rapidamente do veículo.
RODOVIA
Devido ao sinistro, no km 43 da rodovia, a pista no sentido Recife-João Pessoa ficou totalmente interditada, inclusive a faixa exclusiva de ônibus. As chamas atingiram o canteiro central. Testemunhas relataram que o veículo de carga explodiu em chamas em questão de segundos. Mesmo após o fogo ser apagado, o veículo foi mantido na via até o final da tarde, pois ainda tinha combustível no seu reservatório. Além disso, equipes da Neoenergia tiveram que atuar para recuperar o fornecimento de enegia no local.
As informações foram passadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).
Segundo a corporação, restaram resíduos de combustível “adulterado” devido ao uso da água e líquido gerador de espuma durante o combate ao incêndio, que foi controlado por volta das 9h. Em nota, o CBMPE explicou como foi a opereação para apagar o incêndio. “A corporação mobilizou sete viaturas, sendo três viaturas de combate a incêndio, três viaturas de comando operacional e uma ambulância de resgate. As equipes atuaram no combate às chamas, que também atingiram residências próximas ao local da ocorrência. Não houve vítimas atendidas pelas equipes de resgate do CBMPE”, informa a nota.
CANAL
“Também atuaram na ocorrência a PMPE, PRF, Defesa Civil do município, DNIT e Neonergia, que deram apoio às ações de segurança e controle da área”, ressaltou a corporação. Além das casas, o fogo também se espalhou por um canal na Rua Sabino Leite Pessoa, também próximo ao local do sinistro. Por conta disso, um outro veículo, tipo passeio também foi atingido totalmente pelas chamas e ficou destruído.
Saiba mais...
"Perdi tudo em questão de segundos"