Dia dos Pais: a celebração dupla de Gabriel O exercício da paternidade chegou de repente na vida de Maxwell e Felipe que receberam o garoto na época da pandemia e nunca mais o largaram

LARISSSA AGUIAR

Publicação: 09/08/2025 03:00

Gabriel transformou a vida de Maxwell (esq.) e Felipe (MARINA TORRES/DP FOTO)
Gabriel transformou a vida de Maxwell (esq.) e Felipe
No Dia dos Pais, Maxwell e Felipe celebram mais do que uma data no calendário: comemoram a construção de uma família que nasceu de forma inesperada e se fortaleceu com o tempo. A chegada de Gabriel, no início da pandemia, não foi fruto de um planejamento, mas de um encontro transformador. 

“A paternidade chegou de forma surpreendente. Era como se a gente estivesse esperando por ele, mesmo sem saber”, lembra Maxwell Vignoli, promotor de Justiça.

O casal está junto há oito anos e, até 2020, o assunto “ser pai” não fazia parte das conversas mais frequentes.

O destino, no entanto, tratou de acelerar o que parecia distante. Gabriel, filho do casal, então com nove anos, precisou de um lugar seguro. O convite inicial era para passar apenas uma semana na casa dos dois. “Mas bastaram alguns dias para entendermos que já éramos pais”, conta o promotor de Justiça.

A despedida, no retorno temporário de Gabriel para a antiga casa, foi dolorosa para todos. “Ele ficou mal lá, e nós ficamos mal aqui. Era como se faltasse um pedaço da casa”, conta Felipe. Eles deram entrada no processo para firmar a adoção e pouco tempo depois, Gabriel voltou para ficar. 

“Ele chegou com a certidão de nascimento e um documento do Conselho Tutelar para a matrícula na escola e disse: ‘Pronto, agora vocês podem me adotar’”, recorda Maxwell.

O processo de adoção foi concluído sem obstáculos jurídicos. Mas o preconceito apareceu em momentos do dia a dia. “Uma vez, ao tirar o passaporte dele, perguntaram qual era o nome anterior de Gabriel. Para um casal heterossexual, essa situação não ocorreria”, afirma Maxwell.

Apesar disso, a maior parte das lembranças que colecionam são de afeto e descobertas. “A gente descobre a paternidade todos os dias”, diz Felipe. “O nosso dia de comemoração é perto do São João, pois foi a data que oficialmente ele chegou”