Recife ganha três novas pontes até 2026
A cidade, já conhecida por essas obras de arte especiais (OAEs), passa atualmente pela contrução de novas estruturas e reforma de outras
Publicação: 12/08/2025 03:00
![]() | |
Ponte Júlia Santiago vai ligar os bairros de Areias e da Imbiribeira e cruza o Rio Tejipió |
Até o final de 2026, o Recife, também conhecida como “Cidades das Pontes” por conta da quantidade de construções desse tipo existentes, terá três novas estruturas, sem contar com mais três que passam por uma grande reforma. Todos os projetos estão sendo desenvolvidos pela prefeitura do Recife que, na última sexta-feira (8), divulgou que a futura Ponte Júlia Santiago alcançou 76% de sua conclusão.
Segundo o município, ela é a maior construída nos últimos 40 anos. O equipamento irá cruzar o Rio Tejipió e ligará os bairros de Areias e Imbiribeira, prometendo facilitar o fluxo de veículos entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes. De acordo com a PCR, a obra tem previsão de conclusão para 2026 e integra um conjunto de obras viárias que também inclui o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza. A ponte terá 20,4 metros de largura, com quatro faixas de rolamento, duas faixas exclusivas para pedestres e uma ciclofaixa.
Já na Zona Norte do Recife, as pontes do Arruda e do Rio Morno estão com previsão de conclusão das obras para este ano. A Ponte do Arruda cruzará o canal de mesmo nome na altura de sua confluência com o Rio Beberibe e estabelecerá novas conexões viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe. Já a ponte do Rio Morno ligará os bairros de Beberibe e Dois Unidos na altura da confluência com o Rio Beberibe, utilizando o antigo terreno do CT do Santa Cruz, desapropriado parcialmente para realização das obras.
Entre as que estão em reformas na capital pernambucana, a Ponte 12 de Setembro, mais conhecida Ponte Giratória, se destaca pelo tempo de duração das obras. Com intervenções iniciadas em 2022, a previsão de retorno da ligação entre os bairros de São José e do Recife, deve acontecer em março de 2026.
As outras pontes em obras de manutenção, iniciadas no ano passado, são a Joaquim Cardozo e Joana Bezerra. De acordo com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Ponte Joaquim Cardoso, que liga o bairro de Joana Bezerra com o centro do Recife, deverá ser entregue em dezembro deste ano. Já o Viaduto Joana Bezerra passa, segundo a Emlurb, também passa por uma intervenção “estrutural importante para garantir a segurança dos usuários, fortalecendo a estrutura e prolongando sua vida útil”.