Animais precisam de proteção

Publicação: 28/02/2016 03:00

Pelo menos quatro espécies encontradas em Pernambuco são consideradas ameaçadas de extinção, de acordo com a lista de invertebrados aquáticos do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. “O guaiamum e o caranguejo uçá são ameaçados pois vivem em áreas de manguezais. Essas áreas passam por forte processo de degradação e invasão pelo crescimento dos centros urbanos e o habitat dessas espécies vem diminuindo drasticamente com o tempo”, aponta Fidelis. Além deles, também estão na lista o caranguejo amarelo e o siri.

Fernando Porto exemplifica a diminuição das espécies com uma pesquisa de campo realizada por ele em 2010. “No Rio Jaboatão, estimei que existiam, em 2010, cerca de 10% de animais presentes, em relação a dados levantados em 1996. O risco de extinção é inerente ao perigo de destruição de habitat, mas de modo geral, todos os caranguejos correm riscos”, diz. Isso porque, em geral, como ficam adultos e se reproduzem apenas após os dois ou quatro anos de idade, os animais demoram a se multiplicar. Já espécies mais específicas como o caranguejo amarelo, nativo de ilhas oceânicas como Fernando de Noronha, são afetadas pela restrição e sensibilidade desse ambiente, geradas, entre outros fatores, pela atividade turística intensa.

 

3 passos para comer caranguejo?

 

1º As patas devem ser consumidas da menor para a maior. Devem ser partidas nas interseções, sempre no sentido
contrário ao movimento natural do animal. A carne deve ser sugada. 

 

2º Depois das patas, vem a carne da carapaça.
É o local onde tem todas as vísceras, que alguns não consomem. “Na parte de baixo, retirar a parte branquiada com as mãos e fazer a sucção. Se tiver saliência na parte de baixo, retirar pois é o ânus do caranguejo”, explica Ferreira.

 

3º O martelo e a tábua devem ser usados apenas para a garra. "É preciso fazer uma pequena fricção, pressionando a patola entre a base e o martelo", ensina.

 

Tabela nutricional

 

Caranguejo - 100g    %VD**
Kcal     83    4,1%
Proteína     18,5g    37%
Gordura Saturada     0,2g    1%
Cálcio     357,2mg    36%
Colesterol     84,6 mg    28%
Ferro     2,9mg    21%
Fósforo     153,7 mg    22%
Zinco     5,7 mg    81%
Sódio     360,1 mg    8,5%

*Rico em cobre e vitaminas do complexo B, sobretudo a B12

**Valores em relação ao consumo diário de uma dieta de 2000 kcal