PL institui o Dia Nacional do Maracatu Proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal

Publicação: 16/10/2024 03:00

O Projeto de Lei nº 2017-685, que institui o Dia Nacional do Maracatu, foi aprovado pelo Senado Federal ontem. A proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal por Pernambuco. A data escolhida para celebrar a manifestação folclórica foi o dia 1º de agosto.

O Dia Nacional do Maracatu também busca fortalecer a preservação e a divulgação dessa tradição que já é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

O texto segue para sanção do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Caso sancionado, o Dia Nacional do Maracatu será um marco para as celebrações por todo o país, contribuindo para a preservação deste tão importante  festejo da cultura brasileira.
 
Sobre o Maracaru
O projeto visa valorizar e reconhecer a importância cultural do Maracatu, uma manifestação afro-brasileira que possui profundas raízes no estado de Pernambuco e é parte da identidade cultural e histórica do país. A manifestação surgiu em meados do século XVIII quando pessoas negras ainda eram escravizadas.

É um movimento da cultura popular que envolve música, dança e história, além de figurinos extravagantes, que remetem à cultura africana, indígena e portuguesa.

Pernambuco já celebra o 1º de agosto como o Dia do Maracatu desde 1997, mas em âmbito estadual. A data homenageia o nascimento do Mestre Luiz de França, que comandou o Maracatu Leão Coroado por 40 anos. Ao tornar a data nacional, o objetivo é fortalecer os elementos da manifestação presente em diversos estados do Brasil.