Publicação: 24/09/2016 03:00
Não é apenas o controle do tempo de uso. A administração dos perfis nas redes sociais também pode ser determinante para a rotina no ambiente de trabalho e até para a permanência ou não no emprego. Como o ambiente virtual pode ser acessado por qualquer pessoa, além de gerar um clima desagradável, postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos podem resultar na perda do emprego, inclusive por justa causa.
No ano passado, um trabalhador foi demitido por justa causa em São Paulo por “curtir” afirmações de um ex-colega de trabalho que ofendiam uma das donas e falavam mal da empresa em que ambos fizeram parte. O empregado ainda recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), sem sucesso. O TRT considerou correto o desligamento. Em Pernambuco, há quatro anos, uma enfermeira também foi demitida por justa causa por conta das redes sociais. A profissional publicou em sua página imagens da equipe de um hospital em Olinda trabalhando na UTI.
Segundo a consultora organizacional Rafaela Sampaio, algumas ações podem ser tomadas para que situações desagradáveis não venham a acontecer. A primeira delas é evitar fazer posts ou interagir em postagens sobre assuntos polêmicos como política, religião, futebol ou orientação sexual. Além disso, é preciso um cuidado também com publicações que exponham demais o corpo, como fotos com pouca roupa, por exemplo.
“As famosas ‘indiretas’, para chefes, colegas de trabalho ou até para a empresa também podem pesar o clima organizacional e, por isso, é bom que elas não sejam usadas. Não se pode esquecer também dos erros de português e dos palavrões. Cuidado com o que escreve e como se escreve nunca é demais”, explica Rafaela.
Fique ligado!
As gafes mais comuns nas redes socais
No ano passado, um trabalhador foi demitido por justa causa em São Paulo por “curtir” afirmações de um ex-colega de trabalho que ofendiam uma das donas e falavam mal da empresa em que ambos fizeram parte. O empregado ainda recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), sem sucesso. O TRT considerou correto o desligamento. Em Pernambuco, há quatro anos, uma enfermeira também foi demitida por justa causa por conta das redes sociais. A profissional publicou em sua página imagens da equipe de um hospital em Olinda trabalhando na UTI.
Segundo a consultora organizacional Rafaela Sampaio, algumas ações podem ser tomadas para que situações desagradáveis não venham a acontecer. A primeira delas é evitar fazer posts ou interagir em postagens sobre assuntos polêmicos como política, religião, futebol ou orientação sexual. Além disso, é preciso um cuidado também com publicações que exponham demais o corpo, como fotos com pouca roupa, por exemplo.
“As famosas ‘indiretas’, para chefes, colegas de trabalho ou até para a empresa também podem pesar o clima organizacional e, por isso, é bom que elas não sejam usadas. Não se pode esquecer também dos erros de português e dos palavrões. Cuidado com o que escreve e como se escreve nunca é demais”, explica Rafaela.
Fique ligado!
As gafes mais comuns nas redes socais
- Postar desabafos e mandar indiretas
- Expor demais a vida pessoal
- Ser pego na mentira (dizer que vai trabalhar de casa e postar foto se divertindo num shopping, por exemplo)
- Curtir e compartilhar posts no trabalho
- Ficar distraído nas redes sociais em momentos importantes, como uma reunião
- Reclamar que a segunda-feira chegou ou comemorar demais a sexta-feira
- Postar mensagens ofensivas
- Compartilhar boatos sem checar a fonte
Saiba mais...
Nada de exagerar nas redes sociais