ADEUS AO PAPA - 17/12/1936 - 21/04/2025 »
Começam as despedidas de Francisco
Velório do papa inicia hoje e segue até a próxima sexta-feira (25). Funeral está marcado para o sábado com presença de líderes mundiais
Publicação: 23/04/2025 03:00
![]() | |
Santa Sé estima que meio milhão de fiéis participem da despedida ao pontífice |
O funeral do papa Francisco acontecerá no próximo sábado na praça de São Pedro, no Vaticano, com a presença do presidente Lula e seus contrapartes argentino, Javier Milei; americano, Donald Trump, entre outros chefes de estado, além de centenas de milhares de fiéis. Mas os católicos poderão dar seu último adeus ao primeiro pontífice latino-americano a partir de hoje na basílica de São Pedro, onde seu caixão ficará exposto por três dias, anunciou a Santa Sé ontem.
De Buenos Aires a Pequim, o mundo continua reagindo à morte. Segundo a imprensa italiana, meio milhão de fiéis são esperados para o funeral, assim como chefes de estado de todo o planeta, como o ucraniano Volodimir Zelensky. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que não deve comparecer à cerimônia.
Um dos primeiros a anunciar sua viagem a Roma foi o presidente americano Donald Trump, apesar dos confrontos com Francisco sobre os migrantes. “Estamos ansiosos para estarmos lá!”, afirmou na segunda-feira Trump, que será acompanhado da primeira-dama, Melania.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também confirmou presença com sua esposa, Janja, assim como os presidentes argentino, Javier Milei; o equatoriano, Daniel Noboa; o francês, Emmanuel Macron; os reis da Espanha, Felipe VI e Letizia; o príncipe William, além dos chefes de Governo do Reino Unido, Keir Starmer, e da Alemanha, Olaf Scholz, e dirigentes das principais instituições da União Europeia.
Ao contrário de seus antecessores imediatos, Francisco escolheu a basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, como local de seu sepulcro, com uma lápide “simples”, com apenas uma inscrição, “Franciscus”, seu nome papal em latim.
Seu caixão de madeira e zinco será levado hoje da residência de Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão dar seu último adeus até a noite de sexta. O funeral foi agendado para o sábado, a partir das 10h, na própria Basílica. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior.
A cerimônia, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. (AFP)