Mendes: um país de trambiques

Publicação: 25/03/2017 03:00

O presidente do TSE,  Gilmar Mendes, voltou a criticar ontem os vazamentos de informações sigilosas, destacando que isso enfraquece as instituições “como se o Brasil fosse um país de trambiques”. “Eu deploro seriamente e exijo que nós façamos a devida investigação desse vazamento agora lamentavelmente ocorrido. Eu acho que isso fala mal das instituições. É como se o Brasil fosse um país de trambiques, de infrações”, disse o ministro em seminário sobre reforma política.

Mendes ressaltou que vai providenciar a investigação dos vazamentos de depoimentos de executivos da Odebrecht. “Isso não pode ser sistematizado. Ou se tem lei, ou se pede a divulgação e se quebra o sigilo. Agora, o vazamento feito por autoridade pública é crime e vamos investigar”.

Na quinta, parte do depoimento de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira e herdeiro do grupo, foi revelado pelo site O Antagonista.

Sem previsão
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, relator da Lava-Jato no tribunal, disse que não necessariamente irá apresentar na semana que vem o resultado de sua análise sobre as aberturas de inquérito pedidas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. É possível, portanto, que isso só ocorra no mês de abril. “Por agora, não há previsão. Vou usar o que dizia o (José Gomes) Pinheiro Machado, político do Império: 'não vou tão devagar, que pareça provocação, nem tão rápido, que pareça fuga'. A celeridade eu acho importante, mas tenho o ônus argumentativo para evidenciar as conclusões a que estou chegando. Qual é o tempo? O necessário”. (Folhapress)