Acusações são 'inverdades absolutas'

Publicação: 21/09/2017 03:00

No momento em que os ministros do STF votavam a possível suspensão da tramitação de uma segunda denúncia contra ele, o presidente Michel Temer disse, em entrevista em Nova York, que as acusações contra ele são “inverdades absolutas” e que não se preocupa “minimamente” com elas. “É claro que são inverdades absolutas, fruto talvez de um certo desejo de dizer que o Brasil está nesta ou naquela posição à corrupção. Mas o fato é que a corrupção está sendo combatida e isso dá mais segurança aos nossos investidores”, disse Temer em entrevista à agência Reuters, que foi acompanhada ao vivo por investidores norte-americanos.

Ao ser questionado diretamente sobre as denúncias, Temer, que foi gravado pelo sócio da JBS Joesley Batista, sugeriu que há uma caça às bruxas a políticos para implicá-los em delitos. “Quando você é presidente da República, presidente da Câmara dos Deputados (...) encontra pessoas que tiram fotos com você, recebe bilhetes de pessoas, pessoas convivem com você. Então pessoas que convivem com você muitas vezes praticam um ilícito qualquer, e se teve este contato, é porque o outro também é delituoso”, afirmou. Temer disse, contudo, que os investidores estrangeiros não devem mais se preocupar com o “fenômeno corruptor” diante do bom funcionamento das instituições.

“Os investidores que forem para lá (hoje) não vão ter preocupações com o fenômeno corruptor”, disse, citando que os casos de corrupção envolveram “muitas empresas brasileiras, empresas até de grande porte, que se adaptaram a um determinado sistema e tiveram vários prejuízos em função disso”. “O investidor estrangeiro que vai para lá (Brasil), sabedor de que nós vivemos em uma democracia plena, que as instituições estão funcionando, vai com muito maior entusiasmo”, completou. (Folhapress)