Oposição começa a definir nomes

Cláudia Eloi
claudia.eloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 17/05/2018 08:30

O bloco de oposição Pernambuco quer Mudar anunciará parte da chapa que concorrerá ao governo do estado no dia 28 deste mês. O local está sendo definido. De certo, até o momento, tem o nome do senador Armando Monteiro Neto (PTB) para disputar como cabeça da chapa e o deputado federal Mendonça Filho (DEM) para o Senado. A outra vaga ao Senado poderá ser ocupada pelo presidente estadual do PSDB, deputado Bruno Araújo. Caso o tucano opte por não ocupar esse espaço, seu partido terá prerrogativa de indicar o candidato a vice-governador na chapa de oposição.

Se o caminho escolhido pelo PSDB for o de ocupar a vaga de vice, os nomes cotados são o do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, e o da deputada estadual Terezinha Nunes. Além do PTB, DEM, PSDB e parte do MDB, liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, o grupo é composto pelo PRB, Podemos, PV, PRTB e PPS. Outros nomes que podem compor a chapa da oposição serão anunciados mais adiante. Dentre os indicados estão os deputados federais Daniel Coelho (PPS), Sílvio Costa (Avante) e o ex-governador João Lyra Neto (PSDB).

O ingresso do deputado estadual André Ferreira (PSC) no grupo também está sendo ventilado. O parlamentar vem trabalhando para ocupar a vaga de Senado na chapa do governador Paulo Câmara (PSB), porém não descarta a possibilidade de figurar no grupo da oposição, caso seu nome seja vetado no ninho socialista.

Segundo o presidente estadual do PTB, deputado estadual José Humberto, é preciso ter paciência e, na sua avaliação, anunciar a chapa completa agora não seria interessante. “Do outro lado nada está definido, nem no PT. Se anunciarmos a chapa completa ficaremos sem a possibilidade de agregar outros nomes mais à frente”, explicou.

O deputado Álvaro Porto (PTB) discorda da tese de José Humberto de anunciar os nomes de maneira fracionada. Para ele, o ideal é divulgar o mais breve possível para colocar o bloco na rua. Em sua avaliação, caso Bruno Araújo abra mão de disputar o Senado, o nome ideal seria o do deputado federal Silvio Costa (Avante). “Ele é ligado a Armando Monteiro, é do nosso grupo e já está com seu nome lançado”, defendeu o deputado.