Ressarcimentos iniciam em breve

Publicação: 06/05/2025 03:00

O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou, ontem, que o governo irá cobrar ressarcimento dos conglomerados de empresas envolvidas nos descontos indevidos em aposentadorias e pensões. “Vamos buscar recursos nos sócios e conglomerados de empresas para ressarcir”, declarou.

Ainda de acordo com o presidente do INSS, o presidente Lula pediu celeridade nos ressarcimentos. “Pela pressa que o presidente nos deu, creio que todo o plano (de ressarcimento das vítimas) pode sair nesta ou na próxima semana”, mencionou Waller durante entrevista à GloboNews.

Waller Júnior também afirmou que caso os recursos não sejam suficientes ou disponíveis de imediato, a administração pública poderá assumir a responsabilidade pelo pagamento. “A administração pública vai arcar com o restante que não conseguiu essa restituição”, disse.

O presidente do INSS não descartou a hipótese de o Tesouro Nacional ser acionado. “Não dá para garantir que Tesouro fique fora; estamos estudando método de ressarcimento”, disse. (Da redação com Estadão Conteúdo)