ESPLANADA » Tão perto...

por Leandro Mazzini, com equipe DF, SP e RJ

Publicação: 06/05/2025 03:00

A Polícia Federal deveria explicar por que investigou tanta gente, em diferentes entidades fajutas de desconto de aposentados, e preservou o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que descontou mais de R$ 300 milhões dos beneficiários no escândalo do descontogate da Previdência. Esse vice, que assumiu há pouco mais de um ano, é ninguém menos que José Ferreira da Silva, o “frei” Chico, irmão do presidente Lula da Silva. Chico, que não é frei – apelido dado há décadas por causa da calvície – é cercado por gente interesseira desde o 1º mandato do irmão. Em entrevista a este repórter em 2002, ao JB, soltou isso: “Deixei de ir a festas e fico mais em casa. Mudei o número do meu celular e do telefone da minha residência duas vezes. Mas sempre me acham. O povo pensa que o Lula pode resolver tudo, e as pessoas nos procuram (os irmãos) para tentar resolver seus problemas. Já me pediram empregos, dinheiro e moradia. Teve um pedido ridículo de um empresário. Disse assim: frei Chico, me ajuda a liberar um material na alfândega do porto (de Santos) e você vai ganhar muito dinheiro”. À época, ele pulou fora. No caso atual, tem a chance de se explicar, ou pode virar alvo das investigações após as buscas na entidade.

ACM parte 2

Caso Ronaldo Caiado não atinja no mínimo 10% nas pesquisas no 1º trimestre de 2026,  o plano B da Federação União-PP é ACM Neto. A ideia do grupo é propor o baiano como vice na potencial chapa de Tarcísio de Freitas (Rep), hoje governador de SP. Pesa contra ACM a ausência de mandato e não ter expressividade fora da Bahia. A favor, ser do 4º maior colégio do País e a chance de surgir como o nome do Nordeste numa chapa.

Brazucas

O Senado vota amanhã requerimento de Nelsinho Trad (PSD-MS) para audiência pública sobre a situação dos brasileiros no exterior. Cerca de 5 milhões vivem fora do País e uma boa parte em situação irregular ou ilegal.  O senador convidou os embaixadores do Brasil na Bolívia e no Japão, além do cônsul em Nova York. Para atender aos nacionais que emigraram, o Itamaraty conta com 183 repartições consulares.

Integridade

A ética nos negócios ganha novo impulso com a 5ª edição do Programa Sementes de Compliance, iniciativa do grupo J&F. São 70 bolsas integrais para o curso de 56 horas em videoaulas da Legal, Ethics & Compliance, referência mundial na área. Os participantes são preparados para a Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção, da FGV Projetos. Inscrições no sementesdecompliance.com.br.

Parem as máquinas

O deputado Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO) enviou requerimento de informações à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cobrando informações junto ao IBAMA sobre o controle de javalis no Brasil em 2023 e 2024. Segundo ele, há uma proliferação de javalis no País com impactos negativos sobre a biodiversidade, a agricultura e a saúde pública.