Um teste de luxo para o pentatlo pernambucano Segunda etapa da Copa do Mundo, que começa hoje no Rio, será um evento-teste para Olimpíada

Publicação: 10/03/2016 03:00

Estado será representado por Felipe, Larissa, Priscila e Yane, única garantida no Rio (IVAN MELO/ ESP.DP/ D.A PRESS)
Estado será representado por Felipe, Larissa, Priscila e Yane, única garantida no Rio
Se pudesse escolher, a única representante do pentatlo brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio competiria sempre fora de casa, livre da pressão por medalhas. Mas para a disputa da segunda etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno, Yane Marques pretende levar em conta as boas recordações que tem de suas passagens pela cidade maravilhosa. Foi lá que conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

E é a partir de hoje, quando ocorre a prova de qualificação, que ela, Priscila Oliveira e Larissa Lellys – outras representantes do estado – tentam chegar à grande final, marcada para o sábado. A competição vai acontecer na instalação que irá receber a primeira Olimpíada da América do Sul, a partir do dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro.

É inevitável. Por se tratar de um evento-teste, a ansiedade vai estar presente entre os 180 atletas confirmados. “Estou um pouco ansiosa. Guardo boas recordações do Rio, mas o fato de competir em casa não nos coloca em vantagem. É muita gente boa na briga. Se tivesse que escolher, eu competiria fora. Mas neste momento, estou procurando ter em mente as coisas boas que conquistei aqui. Conheço bem as instalações e o clima”, comentou Yane Marques, que desembarcou ontem no Rio, com as companheiras de treino Larissa e Priscila.

A tensão deve estar ainda maior para Larissa, Priscila e Felipe Nascimento, que ainda buscam suas vagas nos Jogos do Rio. Os três estão atrás de melhores posições no ranking mundial. A meta é ficar entre os 40 primeiros para, de fato, carimbar o passaporte. Entre as mulheres, apenas uma fará companhia a Yane. Priscila leva pequena vantagem por ter ficado posições à frente de Larissa na etapa de abertura da Copa do Mundo. “Tive uma semana de treino proveitosa em Curitiba. Até que não estou ansiosa. Está tudo na medida certa”, contou Priscila, segunda melhor pentatleta do Brasil.

Felipe, líder do ranking nacional, não alcançou às finais da primeira etapa da Copa, há duas semanas no Cairo, Egito, mas se mantiver essa posição na classificação brasileira deverá ser o indicado para representar o país no masculino.

Locais das provas

Arena da Juventude    Esgrima
Centro Aquático de Deodoro    Natação
Estádio de Deodoro    Hipismo e Combinado

Voltando no tempo

Todo o pódio dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 vai estar presente nesta etapa brasileira da Copa do Mundo de pentatlo moderno.

Ouro
Laura Asadauskaite (Lituânia)
David Svoboda (República Tcheca)

Prata
Samantha Murray (Inglaterra)
Cao Zhongrong (China)

Bronze
Yane Marques (Brasil)
Adam Marosi (Hungria)

Programação

Hoje    Qualificação fem
Amanhã    Qualificação mas
Sábado    Final fem
Domingo    Final mas
Segunda    Revezamento misto

Resumo

180 atletas na disputa
40 países participantes
36 competidores avançam às finais (tanto no masculino quanto no feminino)
4 pentatletas vão representar Pernambuco (Yane, Priscila, Larissa e Felipe Nascimento)
9 brasileiros ao todo