SELEçãO » Trabalhando corpo e mente de Neymar

Publicação: 22/05/2018 09:00

O atacante Neymar, em fase final de recuperação de lesão, “estará 100%” para jogar a partida de estreia do Brasil na Copa do Mundo no dia 17 de junho, revelou ntem Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, durante coletiva de imprensa em Teresópolis. O camisa 10 da equipe do técnico Tite se apresentou à Seleção ontem na Granja Comary, onde o Brasil irá realizar a primeira parte de sua preparação para o mundial. Segundo Gaspar, Neymar poderá até disputar os amistosos pré-Copa, contra a Croácia (3 de junho), em Liverpool, e Áustria (10 de junho), em Viena.

“Vou passar o que me passam. Conversando com Fábio (Mahseredjian) e Ricardo Rosa (preparadores físicos), eles estão bastante otimistas com a recuperação de Neymar, para um período de jogo ou jogo inteiro (contra a Croácia). Levando em consideração o que eles trazem para nós de informação, nos dá segurança de que ele possa estar 100% já no primeiro jogo para o dia 17”, quando o Brasil inicia sua caminhada na Copa do Mundo contra a Suíça, em Rostov-on-Don. Neymar, que está na última fase de recuperação da lesão no pé direito sofrida em final de fevereiro, voltou a treinar com bola há pouco mais de uma semana.

O coordenador da seleção explicou o plano traçado para a recuperação do maior craque do Brasil, afirmando que a comissão técnica está tão preocupada com a preparação mental de Neymar quanto com a física. “Neymar vai seguir o protocolo que já vem fazendo no Paris Saint-Germain. Tem essa parte física, depois técnica, mas também a parte emocional, da responsabilidade, para que ele tenha a real dimensão do que estamos pensando”, continuou.

Favoritismo
Para Edu Gaspar, um dos trunfos da seleção brasileira é o fato de que grande parte dos jogadores convocados vive grande fase em seus clubes, o que fortalece o conjunto brasileiro de cara para uma Copa do Mundo. “Eu posso dizer que a maioria está chegando com a autoestima muito legal, com títulos importantes, sendo destaques em seus clubes. Temos que aproveitar esse bom momento dos atletas. E os outros atletas que não chegam nesse nível, como os jogadores que vêm de período de lesão, é importante passar para eles como são importantes para que retomem o quanto antes seu melhor desempenho”, analisou o coordenador, que não se esquivou ao ser perguntado sobre o favoritismo da seleção.

Agenda

Hoje

Exames médicos

28 de maio
Viagem para Londres

3 de junho
Amistoso com a Croácia

10 de junho
Amistoso contra a Áustria

11 de junho
Chegada à cidade de Sochi, na Rússia

Os jogos na Copa

17 de junho

15h      Brasil     x            Suíça

22 de junho
9h        Brasil     x    Costa Rica

27 de junho
15h      Brasil     x           Sérvia