DIARIO ESPORTIVO » A volta de Guto

por Beto Lago
betolagoipojuca@gmail.com

Publicação: 27/07/2024 03:00

Como o Sport chegou em Guto Ferreira? Na quarta-feira, um dia após o jogo contra a Chapecoense, o presidente Yuri Romão se reuniu com todos do departamento de futebol. A saída de Mariano Soso foi abalizada com dados, observando o desempenho em determinados jogos (contra o Náutico no Estadual, a quase eliminação para o Murici na Copa do Brasil, o duelo no Pernambucano quando foi engolido pelo Santa Cruz). A certeza era que Soso perdeu a convicção do trabalho que estava realizando, perdido nas suas ideias, nas suas escolhas. Na quinta pela manhã, o treinador foi comunicado de sua saída. Não houve briga nesta reunião. Pouco depois, começou a busca. De uma lista com mais de 10 técnicos, três foram selecionados - maioria nem quis conversar. Barroca foi o primeiro descartado, ainda na fase de entrevista. Daniel Paulista aceitou a proposta, mas a diretoria do CRB segurou o treinador, que preferiu ficar. Por último, Guto Ferreira. Responsável pelo acesso do Sport em 2019, aceitou o desafio, disse que conhece o atual elenco do Sport e os que estão pra chegar, e já apontou o que precisa corrigir: por ser um time ofensivo, o meio-campo precisa ser mais consistente, precisando corrigir essa a lentidão da transição para a defesa. Chega disposto a conquistar mais um acesso pelo Leão. Porém, Guto Ferreira vai precisar acabar com a desconfiança do torcedor rubro-negro. E tem um bocadinho de jogos para isso acontecer.

Conversa com o elenco
Os jogadores não foram esquecidos. Yuri Romão e os dirigentes conversaram com o elenco e tiveram um papo separado com seis líderes. Explicações sobre a saída de Soso foram dadas, porém, cobranças de um rendimento melhor em campo também estiveram na pauta do bate-papo. O jogo contra a Ponte Preta mostrará se deu resultado a cobrança.

Em campo neste sábado
Nossos três clubes entram em campo neste sábado nos respectivos Brasileiros. Pela Série D, o Retrô encara o América/RN, na Arena das Dunas. Com certeza, um dos mais equilibrados jogos nesta fase. Já o Náutico chega muito forte psicologicamente para encarar o Sampaio Corrêa, na Série C. Mesmo com os desfalques, acredito na vitória do Timbu. Só ter cuidado com Pimentinha. Já na Arena de Pernambuco, o Sport terá César Lucena no banco e a provável volta de alguns atletas que estavam no DM para o duelo contra a Ponte Preta, pela Série B. Guto Ferreira ficará nos camarotes, mas acredito que possa dar alguns pitacos no intervalo.

Festa para todos
Grande festa na sede da Sport para acompanhar o lançamento do livro do ex-presidente Homero Lacerda, “Coração de Leão”. O cantor Almir Rouche comandou o encontro. Betão e Cláudio, atletas importantes na campanha do título brasileiro de 1987, estavam por lá, além de Severino Otávio (Vice-Presidente de Futebol na época), do alvirrubro Gustavo Krause e do presidente tricolor Bruno Rodrigues.