Estacionamento deixa ruas do Recife lentas Trânsito fluiria mais rapidamente se não fosse permitido deixar os veículos nas faixas laterais

Tânia Passos
Taniapassos.pe@dabr.com.br

Publicação: 07/04/2013 03:00

Carros estacionados na faixa esquerda da Avenida Boa Viagem limitam a capacidade de fluxo da via em 33% (ANNACLARICE ALMEIDA/DP/D.A PRESS)
Carros estacionados na faixa esquerda da Avenida Boa Viagem limitam a capacidade de fluxo da via em 33%

A eliminação de estacionamentos em vias públicas do Recife poderia até triplicar a capacidade de tráfego em algumas ruas e avenidas da cidade, que em breve testará o rodízio de veículos para melhorar o tráfego. O Diario foi buscar exemplos na Rua da Amizade e na Avenida Conselheiro Portela, na Zona Norte, e nas avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, na Zona Sul, onde os carros parados prejudicam consideravelmente o fluxo.

A reportagem usou o método de Webster, que calcula a trafegabilidade tomando como base a largura das vias. O sistema consiste em multiplicar o número 525 pela largura da via. O professor Maurício Pina, dos departamento de engenharias das universidade Federal e Católica de Pernambuco, participou como consultor.

Um dos exemplos de desperdício de tempo é a Rua da Amizade. A via tem 9 metros de largura e três faixas. As duas faixas laterais são ocupadas por veículos estacionados. Apenas a central fica livre para o tráfego, o que, na prática, significa que somente 33,3% da rua são utilizados. Na Conselheiro Portela, que tem 12 metros de largura e quatro faixas, o estacionamento nos dois lados da via, mesmo quando isso não é permitido, compromete a capacidade viária em cerca de 50%. Pelo método de Webster, a via de 12 metros de largura, teria, em tese, a capacidade de receber 6,3 mil carros por hora. Com duas faixas comprometidas, esse índice cai para cerca de 3,1 mil carros por hora.

A Avenida Boa Viagem tem 9 metros de largura liberados para o tráfego, mas se fosse somado o espaço do estacionamento do lado esquerdo da via, passaria a ter 11 metros. Teoricamente, a capacidade atual de tráfego é de 4,7 mil carros por hora, mas é muito comum encontrar veículo estacionado de forma irregular, o que reduz ainda mais a capacidade. Se fosse eliminado o estacionamento do lado esquerdo, a capacidade viária passaria a 5,7 mil veículos por hora. Pelo menos mil carros a mais, portanto.

Apesar de estarem situadas em regiões distintas da cidade, as avenidas Conselheiro Aguiar e Conselheiro Portela têm situações semelhantes. Ambas contam com 12 metros de largura e quatro faixas, mas em quase toda a extensão funcionam, na prática, apenas as duas faixas centrais, reduzindo pela metade a capacidade viária. “A eliminação de estacionamentos melhoria e muito a fluidez das vias. É um método restritivo e mais eficiente do que o rodízio, mas precisa de fiscalização”, ressaltou o especialista Maurício Pina.

Para o consultor Germano Travassos, a cidade tem muito a “enxugar” em matéria de estacionamento nos espaços públicos. “Estacionamento é um problema privado. Não é responsabilidade do poder público. Da mesma forma que a pessoa se preocupa onde vai guardar a comida ou a geladeira, deve se preocupar com o que vai fazer com o seu carro”.

Quantos carros cabem em uma rua ?

Avenida Boa Viagem
11 metros de largura
4 faixas, sendo uma ocupada pelo estacionamento do lado esquerdo
5, 7 mil carros por hora é a capacidade
4,7 mil carros por hora com uma das faixas comprometida (não incluindo a ciclovia)
45km/h de velocidade média

Avenida Conselheiro Aguiar
12 metros de largura
4 faixas, sendo duas com estacionamentos
6,3 mil carros é a capacidade
3,1 mil carros por hora com duas faixas comprometidas
40 km/h

Rua da Amizade

9 metros de largura
3 faixas, sendo duas ocupadas por estacionamento
4,7 mil carros por hora é a capacidade de tráfego
1,5 mil carros é a capacidade com uma faixa

Rua Conselheiro Portela
 12 metros de lagura
4 faixas, sendo 2 ocupadas por estacionamento
6,3 mil é a capacidade de tráfego
3,1 mil é a capacidade com duas faixas disponíveis

·    Método de Webster = Fator 525 x largura da via