Aluno deve ficar atento a mudanças

Publicação: 21/01/2017 03:00

É preciso ficar atento ao edital do Enem 2017, que virá com mudanças e será anunciado em fevereiro. O Ministério da Educação abriu consulta pública sobre possíveis modificações no formato de prova. O formulário tem três questões e estará disponível no site www.inep.gov.br até 10 de fevereiro. O objetivo das mudanças é economizar.

Para acessar o formulário é necessário informar e-mail, nome completo e CPF. A primeira das três perguntas refere-se à aplicação de prova. É possível votar para manter o modelo atual, de dois dias, ou torná-la uma prova de única aplicação, com no máximo 100 questões, mais a redação, e 5h30 de duração.

Caso a opção seja de manter dois dias de prova, ainda há as opções de permanecer sábado e domingo, ou de ocorrer em dois domingos seguidos ou um domingo e uma segunda, sendo esta feriado escolar.

Já a segunda questão, apenas com opções de sim ou não, refere-se à realização da prova por meio de um computador. Essa, entretanto, se aceita, não deverá ser aplicada antes de 2018, por conta da estrutura e segurança a serem redefinidas. A última questão é discursiva, para sugestões de aprimoramento do exame. O objetivo é diminuir os gastos com as provas.