Novas bolsas para ensino universitário Programa Universidade para Todos em Pernambuco abrirá edital com 1,2 mil vagas. Prioridade será a área de ciências exatas

Publicação: 19/10/2017 03:00

Após dois anos sem oferecer novas bolsas, o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) abrirá edital em novembro. Serão ofertadas 1,2 mil oportunidades para estudantes de escolas estaduais. As vagas estarão disponíveis na Região Metropolitana, Sertão, Agreste, e Matas Sul e Norte. Na manhã de ontem, o governador Paulo Câmara assinou medida que altera a Lei Estadual nº 14.430, de 2011, e determina que, a partir de 2018, 60% das bolsas serão destinadas às áreas de ciências, tecnologia, engenharias, matemática e computação. De 2020 em diante, o percentual aumentará para 70%. Criado há seis anos, o Proupe concede bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior em autarquias municipais sem fins lucrativos.

O investimento no novo edital será de R$ 9,7 milhões. “Infelizmente, em 2016 não conseguimos abrir vagas novas diante desse cenário econômico difícil. Mas estamos dando prosseguimento e acredito que isso junta a necessidade de fortalecer as autarquias municipais com a nossa necessidade de formar cada vez melhores alunos. Também estamos reajustando o valor das bolsas entre 11% e 20%, dependendo da faixa”, disse o governador.

O Proupe passou por uma revisão durante reuniões da comissão formada por representantes das autarquias, professores, alunos e deputados estaduais, que estabeleceram as novas propostas. Uma das mudanças é que a nota do Enem se tornou critério fundamental para conseguir as bolsas. O programa chegou a ter 12 mil novas bolsas em 2014. De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, foi preciso adequar o orçamento.

“A gente não teria condições de manter o mesmo patamar, mas houve decisão do governador de manter o máximo que o estado poderia. Quando são concedidas, as bolsas duram quatro anos, que é o tempo do curso completo. Isso representa um longo prazo em termos financeiros. Então daremos, neste edital, oportunidade a novos bolsistas. Reduzimos, sim, mas não cancelamos. Pretendemos voltar a subir para alcançar o valor médio do programa que é oferecer mais de quatro mil bolsas”, disse.

Atualmente, 4.209 estudantes são beneficiados. Ao todo, 17 mil pessoas já participaram do Proupe. A proposta é incentivar a formação de profissionais de exatas.

As autarquias de ensino são autônomas e atuam nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Limoeiro, Palmares, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Belém de São Francisco e Araripina.