A casa de Deus e dos homens

Publicação: 16/12/2017 03:00

O guarda municipal Ivaldo Ferreira, 46, carrega a imagem de Jesus no peito enquanto passa pelas ruas de Águas Compridas, em Olinda. A figura de Cristo com o coração iluminado em destaque estampa a camisa do coordenador de pastoral da Matriz do Sagrado Coração de Jesus de Olinda. A igreja é como uma segunda casa para Ivaldo, que vai às missas desde que o templo foi fundado, em 1983. Ele tinha 12 anos e, até então, precisava se deslocar para o bairro de Beberibe, no Recife, quando queria assistir a uma celebração católica.

Hoje, frequenta a igreja com os filhos, os coroinhas Isabela, 17, e Helder, 12. A esposa, Helena, também trabalha na igreja. “Temos Jesus como salvador e padroeiro. A igreja é nossa segunda casa e, como foi batizada com o Sagrado Coração de Jesus, toda a comunidade acaba se identificando muito. O coração de Jesus é amor e é muito forte a sensação de pertencer a esse coração”, conta.

A escolha do nome da igreja foi feita pelo padre Paul Hebert, um canadense que ajudou a construir o templo, fundado em 10 de junho de 1983. No dia 20 de outubro de 2002, a igreja virou paróquia, tendo como primeiro pároco o padre Ademir de Carvalho.

“A chegada de uma igreja em homenagem a Cristo mudou a vida da comunidade. Representou a presença católica em um local que não tinha e que as pessoas precisavam se deslocar para frequentar uma igreja ou improvisavam missas em salas de aula de uma escola pública”, ressalta Ivaldo.

Para celebrar o nascimento do padroeiro, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Águas Compridas, serão realizadas missas na matriz, na Rua Doze de Dezembro, nos dias 24 e 31 deste mês. Nas demais datas, as celebrações acontecem nas 15 capelas que também fazem parte da paróquia.