Comércio do Recife no Alerta Celular Associação Comercial de Pernambuco lança ampla campanha para conscientizar clientes a cadastrar o aparelho no site da SDS

Publicação: 16/12/2017 03:00

O programa Alerta Celular, lançado em março de 2017 pela Secretaria de Defesa Social (SDS), já tem, em seu sistema, 87.489 aparelhos cadastrados. Desde o início do programa, 587 aparelhos foram recuperados e devolvidos aos seus donos. Uma parceria da SDS com a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) pretende aumentar o número de celulares cadastrados no programa com a conscientização dos clientes. Estudos da SDS apontam que 55% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio estão atrelados ao roubo de celulares. O aparelho é de fácil comercialização e ainda é usado como moeda de troca entre criminosos.

“Ao cadastrar seu aparelho, a população dificulta o repasse, quebrando uma cadeia de crimes”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Nas abordagens policiais, são utilizados tablets para checar se determinados celulares estão no cadastro de furto, roubo ou extravio.

A parceria da SDS com a Associação Comercial também contou com representantes de operadoras de telefonia e de redes supermercadistas do estado. Os estabelecimentos vão ajudar na divulgação do programa e os clientes serão orientados a fazer o cadastro do aparelho no sistema de Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI) no site www.sds.pe.gov.br. O cadastro pode ser feito por quem está adquirindo o aparelho ou já dispõe do equipamento.

Na campanha de divulgação serão usados 30 mil panfletos, 5 mil cartazes, mídias audiovisuais (veiculadas nos sistemas de vídeo e som das lojas), painéis eletrônicos nas vias de grande fluxo, peças de backbus, adesivação das escadas rolantes do Shopping Recife e 50 totens a serem instalados na entrada dos estabelecimentos comerciais parceiros na ação.

“Tivemos a iniciativa de articular esta reunião com os setores onde há a maior capilaridade e volume de vendas de celulares, que são as operadoras e os principais hipermercados da cidade. Eles poderão estimular a o uso da tecnologia no combate ao crime, através do Alerta Celular”, explicou o vice-presidente da ACP, Otavio Moraes. A ACP já realiza o Fórum Permanente de Soluções para a Segurança e a parceria com a SDS é uma das etapas do fórum.