LEPTOSPIROSE » Estado investiga 1º óbito do ano

Publicação: 21/02/2018 03:00

Pernambuco está investigando o primeiro caso suspeito de morte por leptospirose em 2018. O óbito foi registrado em Paulista. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a causa da morte ainda não foi confirmada. A pasta informou, por nota oficial, que até o dia 3 de fevereiro foram notificados 14 casos da doença no estado, sendo seis confirmados e três descartados.

A leptospirose é transmitida pela bactéria do gênero Leptospira, presente na urina dos ratos. Em contato direto com a pele humana, pode penetrar no organismo, se espalhar com rapidez na corrente sanguínea e afetar os órgãos. O maior risco de transmissões é pela água acumulada nos períodos de chuva.

Em 2017 foram notificados 801 casos, com 197 confirmações. Também no ano passado foram confirmados 24 óbitos causados pela doença em 12 cidades pernambucanas. Houve sete mortes no Recife, quatro em Jaboatão dos Guararapes, três em Olinda, duas em Itamaracá e uma em Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Moreno, Vitória de Santo Antão, Água Preta e Escada.