CURADO » Agente morto por presidiário

Publicação: 20/03/2018 03:00

Um agente penitenciário morreu na manhã de ontem, no Hospital Otávio de Freitas, após ser baleado por um presidiário durante rebelião no Presídio Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA), no Curado. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, por volta das 5h, os detentos tentaram tomar a Permanência, setor de entrada e saída do presídio. Houve troca de tiros e o agente Roberto Murilo Almeida de Oliveira, 37, foi atingido por Luiz Jonas da Conceição, que tomou a arma do servidor.

A Secretaria Executiva de Ressocialização divulgou nota narrando o episódio e acrescentando que o detento foi encaminhado ao Hospital Otávio de Freitas, onde permanece estável. Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, foi a primeira morte de um agente penitenciário em serviço no estado nos últimos 24 anos.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e o Instituto de Criminalística foram acionados e um procedimento administrativo será aberto para apurar o fato. O agente entrou para o Sistema Penitenciário há seis anos e deixa a esposa grávida e um filho. “Deveriam haver 80 agentes por plantão, mas hoje temos cinco”, disse o presidente do sindicato da categoria, João Carvalho.

O governador Paulo Câmara lamentou o episódio. “Vamos tomar todas as providências para que fatos como esse não ocorram. Estamos fazendo concurso público, mas sobre o fato específico é importante pegar todos os detalhes porque ele poderia ter sido evitado”, destacou.